pirataria

Não é a multa mais elevada da história por conta da pirataria, mas a sanção imposta por um tribunal sueco a um internauta de 28 anos é, provavelmente, uma das maiores pelo compartilhamento de um único filme através da internet.

Uma corte do distrito de Västmanland, província central da Suécia, impôs uma multa de 4.3 milhões de coroa suecas (ou 478.900 euros, ou US$ 655 mil, ou R$ 1.540.887, na cotação do dia 19/12) a um jovem de 28 anos por compartilhar um filme através da página Swebits.org, onde o acusado tinha a função de moderador e uploader. A Nordisk Film AS, companhia proprietária dos direitos do filme em questão, chegou a pedir o dobro do que conseguiu na sentença.

O nome do uploader, que é descrito pela associação de direitos autorais Rights Alliance como “o pior pirata de todos os tempos”, também foi condenado a uma sentença de prisão suspendida, e a 160 horas de trabalho para a comunidade, mas essa segunda pena está relacionada a outros 517 filmes e séries de TV que ele compartilhou com os demais usuários da Swebits.

A diferença entre as penas não aconteceu por um mero capricho do juiz. De acordo com as informações divulgadas pelo site da BBC, a coisa só não foi pior porque os proprietários dos direitos desses 517 filmes e séries de TV não fizeram uma estimativa das perdas. Segundo a Rights Alliance, “a maior parte (da sanção econômica) é pela compensação, e deveria equilibrar o que o usuário deveria ter pago por ter adquirido uma licença para distribuir o filme através de downloads gratuitos”.

Via BBC