charge-when-walking

Angelo Casimiro é um jovem de 15 anos de idade, que participou da edição 2014 da feira de ciência e tecnologia Google Science Fair. Nela, ele apresentou um sistema integrado ao calçado, que gera energia suficiente para carregar um smartphone durante uma simples caminhada.

Casimiro idealizou um sistema baseado em discos piezoelétricos, que geram uma pequena corrente elétrica quando submetidas à tensão. Integrados na sola do calçado e conectados entre si, esses discos produzem uma voltagem elevada o suficiente para carregar uma bateria portátil USB.

O jovem criou um protótipo funcional a partir de componentes comuns, como os diodos das lâmpadas de baixo consumo. Por enquanto, a potência do protótipo permite recarregar um smartphone por 10 minutos com duas horas de caminhada. É pouco, mas a ideia de Casimiro é afinar os componentes, e estender os discos por toda a sola do sapato para gerar mais corrente elétrica.

O sistema não só poderia servir para alimentar a bateria de um smartphone, mas também para oferecer energia para todo o tipo de wearables.

 

Via Google Science Fair