jony-ive

Todo mundo espera muito de Jony Ive com o iOS 7. Mas aquilo que as pessoas mais esperam dessa mente criativa é uma mudança. Algo que tire o sistema operacional móvel da mesmice que foi um dos motivos que fizeram com que o iPhone fizesse sucesso no mundo todo, mas que ao mesmo tempo colocou boa parte desses usuários em um mundo de tédio e limitações.

Segundo recentes vazamentos (que podem entrar muito bem na zona de rumores), o design do IOS 7 terá como principal característica ser muito mais “branco, negro e liso”. Devemos prestar muita atenção nessa informação, principalmente na palavra “liso”, que nos dá a entender que o excesso de informação na tela pode cair no esquecimento, para dar espaço a um design mais simples e atraente, assim como vemos no aplicativo Any.do, do Gerenciador de Tarefas.

Uma das características que sempre esteve presente no sistema operacional móvel da Apple é o seu design minimalista, baseado (em partes) naquilo que eles chamam de “skeumrofismo” (um ornamento físico, desenho ou técnica sobre um objeto feito para se parecer com um outro material ou técnica), oferecendo todos os aplicativos disponíveis em uma única tela, facilitando assim o seu uso diário. Seis anos se passaram desde o lançamento do primeiro iPhone, e esse design se mantém vivo, aborrecendo algumas pessoas que clamam por mudança. E parece que essa mudança vai mesmo acontecer.

Jony Ive sempre se mostrou adepto das linhas minimalistas em seus designs. Algumas dessas propostas podem ser vistas de forma bem clara no iPad, ou em qualquer dispositivo recente da Apple. E agora, como parte da equipe de design de software da Apple (e não apenas de hardware), as expectativas sobre sua nova proposta visual do iOS7 ficam cada vez mais altas.

Obviamente, uma mudança tão grande, que propõe um replanejamento de todos os aplicativos nativos não estará completa em uma nova versão do sistema mobile. No iOS 7, veremos as primeiras mudanças, que já seria o suficiente para que todos não digam que estamos diante do “mais do mesmo”, como aconteceu nos últimos anos. A renovação completa seria em uma versão posterior ao iOS 7. Mas ao menos as primeiras mudanças poderão ser observadas a partir de agora.

Os tais vazamentos também citam que nesta nova versão do iOS já poderemos ver aplicativos como Mail, Calendário e Mapas com o novo design, com texturas brancas e planas, com um design mais uniforme, simplificado e harmonioso. Esses três aplicativos seriam uma pequena amostra de como ficará o sistema operacional móvel da Apple no futuro.

A WWDC 2013, que começa no dia 10 de junho, certamente será o local onde a Apple vai revelar essas e outras novidades para o iOS 7 (e talvez para o futuro do Mac OS X). E a presença de Jony Ive no palco do evento é uma das mais esperadas pelos desenvolvedores e entusiastas de tecnologia. A espera está chegando ao fim. Faltam pouco mais de duas semanas. Podemos esperar pacientemente.