jony-ive

É bem raro ver Jony Ive conceder uma entrevista, mas quando ele faz isso, ele não perde a oportunidade de virar notícia. O diretor da área de design da Apple falou nesse final de semana para o The Sunday Times, e explicou qual é o processo de design de sua empresa, inclusive detalhando a averiguação sobre que tipo de produto é, o que ele deve fazer.

Ive explica que a inspiração deve surgir de qualquer lugar. É um processo onde todo o esforço parece pouco, e que exige “meses e meses” de dedicação. Na sua visão particular das coisas, o britânico não mediu palavras para criticar outros designers.

Estamos rodeados por produtos pobremente desenvolvidos de forma anônima, e é tentador pensar que é porque a as pessoas que os usam não se importa com o design, muito menos os seus designers.

Logo, não é essa a visão da Apple, que entende que os produtos que “mudam as vidas dos seus proprietários” são caros, porém, únicos. E esse seria um dos segredos do sucesso da gigante de Cupertino.

Jonathan Ive falou também daqueles que ele considera os “imitadores”:

São robôs: não copiam apenas o design, mas também horas e horas de intensa luta… anos de investimentos e de dor.

Por fim, mesmo sendo uma questão que jamais seria respondida a essa altura do campeonato, o jornalista do The Sunday Times questionou sobre os rumores do iWatch ou da nova TV inteligente. Ive calmamente respondeu: “Não vou falar sobre isso. Isso é como um jogo de xadrez, sabe?”.

Via The Sunday Times