jolla-sailfish-os

Mudança de planos na Jolla, que nasceu de projetos importantes da finada Nokia. A empresa finlandesa decidiu se dividir em duas partes, onde uma delas vai desenvolver a plataforma de software Sailfish OS, o que vai ser o elemento de maior prioridade nessa divisão. O novo segmento será conhecido como Jolla Ltd.

O movimento vem acompanhado pelo trabalho conjunto com outras empresas em mercados específicos. A ideia passa por desenvolver versões do Sailfish OS nos países/regiões que formam o mercado do BRICS, composto pelos principais países emergentes (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul).

A proposta soa interessante pelo fato de localizar e personalizar uma plataforma, que de alguma forma é menos dependente do Google e dos seus serviços. Se optaria por integrar alternativas locais, mais interessantes para as empresas envolvidas e para os clientes.

Não existe ainda um nome para a empresa que será encarregada pelo desenvolvimento do hardware, e parece que eles não estão com muita pressa para definir isso. A verdade é que não está claro qual é o futuro dessa divisão. Ao que parece, ela pode até ser voltada para o trabalho da segurança dos dispositivos. De fato, eles já haviam manifestado o interesse por criar uma versão do sistema onde a segurança é a prioridade, conhecida como Sailfish Secure.

Sobre o tablet Jolla, cujo projeto entrou em crowdfunding, eles revelam que os planos continuam, com o seu software quase concluído, mas alguns problemas em componentes de hardware apareceram, e eles esperam resolver isso em breve.

Via Jolla