Comecei o dia de hoje abrindo os meus e-mails, como sempre faço, para conferir as notícias e novidades enviadas por fabricantes de tecnologia e por e-commerces nacionais. Sim, pois em alguns casos, um produto pode chegar ao mercado nacional, e as editorias de tecnologia só ficam sabendo quando ele começa a ser amplamente divulgado nas lojas virtuais. Mas qual não é a minha surpresa quando eu vejo um tablet Android…. com Windows 8!

Calma, vou explicar. O produto em questão é o Tablet HD7 Plus, da DL Electronics, que como bem sabemos, é um tablet Android. Inclusive o próprio título do anúncio publicado no e-commerce em questão indica que o modelo anunciado recebe o sistema operacional do Google na versão 4.0 Ice Cream Sandwich. Porém, na foto da arte produzida para o anúncio, é possível ver claramente que a interface de usuário utilizada é a do Windows 8.

E não é nenhuma interface de usuário semelhante ao Windows 8 que rode no Android, algo que acredito que exista (bom, eu sei que existe uma launcher do Windows Phone 8 compatível com o famoso GoLauncherX, uma das mais populares entre os usuários Android). O que vemos na prática é uma tela extraída do Windows 8, incluindo o avatar que indica o usuário ativo no sistema da Microsoft.

Exceto o fato da DL ter utilizado uma launcher com a mesma aparência do Windows 8 (algo que é perfeitamente possível, uma vez que o Android é um sistema aberto para esse tipo de modificação), e mesmo assim, o nível de personalização foi alto demais para chegar a esse resultado, sempre vale o aviso para os leitores mais desavisados: as imagens de anúncio dos e-commerces nacionais são meramente ilustrativas. Não representam o resultado final do produto, e servem apenas para divulgação. Aliás, todos os anúncios de venda de produtos no Brasil (de lojas sérias, pelo menos), recebem a indicação de “imagem meramente ilustrativa”, isentando a loja de propaganda enganosa.

Mesmo assim, seria interessante que as imagens do produto reportassem o mais próximo possível da realidade, até mesmo para não confundir o consumidor na hora da compra. Nem todo mundo fica atento aos detalhes, ou sabe que aquele produto não virá com aquela interface de usuário. Isso é até uma questão de bom senso para com o consumidor. É o que faz a pessoa a voltar a comprar naquele site.

ATUALIZADO em 01/02/2012 @ 23:15: a assessoria de imprensa da DL Brasil entrou em contato com o TargetHD para esclarecer alguns pontos, através de telefonema e nota por e-mail. Eles afirmam que o produto possui um único sistema operacional (Android 4.0), com todos os recursos visuais e funcionais, contando com a interface própria do Android e uma outra interface de usuário, desenvolvida pela própria DL, para o HD7 Plus, baseada em janelas. Questionamos para a assessora de imprensa por telefone se eles adotaram uma interface “semelhante à adotada pelo Windows 8”, e a resposta foi “sim”. O aplicativo simula o layout em janelas, e eles reforçam que é “semelhante, mas não igual”, pois apesar do layout das janelas ficar exatamente no canto superior direito da tela (tal como encontramos no Windows), “as proporções não são as mesmas” (sic). Por fim, informam que a principal diferença entre as duas interfaces é a barra de ferramentas na parte inferior da tela (que está presente em todo e qualquer dispositivo Android), e que a imagem publicada em nosso post “é exatamente igual ao produto”.