android-numbers-june-2013

Parece que a batalha infernal que a Google trava com a versão 2.3 Gingerbread do Android (batalha essa criada pela própria Google, é sempre bom lembrar) está começando a chegar ao fim. Tudo indica que no mês de julho, a versão Jelly Bean finalmente seja a dominante do mercado Android.

A última análise de distribuição das versões do Android mostra que o Jelly Bean só está 3.5% atrás do Gingerbread. Combinadas as versões Ice Cream Sandwich e Jelly Bean (Android 4.x), já temos quase 60% de mercado dominado por um sistema mais “recente”. A estimativa é que a partir do próximo mês, o Android Jelly Bean destrone o Gingerbread como a versão mais utilizada do Android.

Enquanto isso, as versões inferiores do Android (2.2 ou inferiores – Froyo, Eclair e Donut) ainda custam a morrer, contando com menos de 5% de presença de mercado.

É claro que é muito bom ver que as versões mais atuais do Android estão sendo a maioria entre os dispositivos em uso, mas isso não deve durar muito, já que temos a expectativa do lançamento de uma nova versão do Android em breve. Segundo os mais recentes rumores, a versão Key Lime Pie (5.0) será anunciada no segundo semestre, e o Android 4.3 Jelly Bean pode ser lançado já no mês que vem.

Alguns outros rumores sugerem que a Google está intencionalmente adiando o lançamento da versão Key Lime Pie para dar uma sobrevida ao Jelly Bean, e para que os usuários não tenham que esperar muito por uma atualização dos seus dispositivos quando essa nova versão for lançada.

A não ser que a Google tenha um grande plano para agilizar essa atualização dos dispositivos, a versão Key Lime Pie deve seguir o mesmo longo caminho da Jelly Bean para se tornar a versão dominante do Android. Não imagino a Google mudando as suas regras do jogo das atualizações dos dispositivos de forma tão dramática. Por outro lado, é sempre bom ter alguma ponta de esperança nesse sentido.

Via AndroidDevelopers