fragmentacao-android-junho-2015

Fim do Google I/O 2015, chegou a hora de dar mais uma olhada no cenário geral do Android, através das estatísticas de distribuição das versões entre os dispositivos. Tais números mostram bem a quantas andam essa fragmentação do sistema do Google, e em 2015, vemos que o assunto está centrado em duas versões.

Felizmente, o Gingerbread deixou de ser uma parte importante dessa divisão, dando espaço para versões mais atualizadas, assim como acontece com a versão Ice Cream Sandwich, com 5.1%. Hoje, as versões Jelly Bean e KitKat são os líderes evidentes: juntas, totalizam 76.4% do mercado, com segmentação de 14.7%, 17.5% e 5.2% nas versões 4.1.x, 4.2.x e 4.3.x do Jelly Bean.

O Android Lollipop tem discretos 12.4%, mas em linhas gerais mostram o volume dos smartphones mais ‘modernos’. Outro dado interessante é que mais da metade dos dispositivos contam hoje com telas de 240 ppp, e apenas 20% possuem uma tela com qualidade inferior.

Fica claro que a aparição de uma linha média competente e por um bom preço ajudou na melhora nesses números. Porém, ainda vemos a versão mais atualizada do Android longe do topo da lista dos mais utilizados pelos usuários.

Via Google