android-versions-january-2014

E 2014 começa com mais um balanço da Google em relação ao seu repertório de versões do Android no mercado (processo este mundialmente conhecido como fragmentação). E os números não mostram muitas surpresas, revelando que a versão Jelly Bean segue dominante, enquanto que o KitKat custa a crescer no mercado.

A mais nova versão do Android alcançou a marca de 1,4% da base instalada. É muito pouco, levando em consideração que ele já possui três meses no mercado (apenas para comparar: o principal rival do Android, o iOS, tem já uma base de usuários superior a 60% na sua última versão, o iOS 7).

Já a penúltima versão, a Jelly Bean, alcançou a marca de 59,1% dos usuários, sendo esta agora a versão com maior presença a participação. Um dos motivos para isso acontecer é justamente a limitação do crescimento do KitKat apenas em dispositivos que o suportam, sem falar no fato que ainda precisa chegar o momento onde não só os modelos da linha Nexus e os smartphones da Motorola serão compatíveis com a versão para a atualização, sem se limitar aos últimos modelos lançados.

Porém, o pessoal de Mountain View pode comemorar com alguma coisa. As versões mais antigas do Android seguem perdendo cota de mercado, apesar de ainda haver uma resistência por parte do Gingerbread, que segue presente em significativos 21,2% dos dispositivos Android no mercado.

Via developer.android.com