fone-de-ouvido

O conector de fones de ouvido de 3.5 mm pode estar com o seu futuro ameaçado, podendo desaparecer para dar lugar ao USB Type-C para essa finalidade.

Rumores já dão conta que a Apple substituiria o tradicional conector de 3.5 mm para aproveitar o conector Lightning nos futuros iPhone 7 e iPhone 7 Plus. E a HTC recentemente apresentou o HTC 10, e em parceria com a JBL, já oferecem fones compatíveis com a USB Type-C (apesar do conector tradicional ainda estar presente no smartphone). Os chamados JBL Reflect Aware C contam com a particularidade de contarem com cancelamento de ruído, que é o que normalmente obriga o suo de uma fonte de alimentação auxiliar.

A porta USB Type-C resolve o problema. Os fones da JBL aproveitam esse conector tanto para transmitir o áudio como para enviar a corrente necessária para alimentar o circuito de cancelamento de ruído. Não sabemos qual será o resultado final dessa combinação, mas na teoria a ideia tem sentido.

fone-de-ouvido-02

O JBL Reflect Aware C é o primeiro dispositivo desse tipo que é comercializado, e poderá ser um sintoma de uma singular revolução no mercado tradicionalmente dominado pelo conector de 3.5 mm. As vantagens que impõe esta decisão em casos específicos são óbvias, mas o debate com certeza voltará a surgir para os fones de ouvido tradicionais.

Se isso se transformar em norma e os smartphones do futuro adotem o USB Type-C como padrão, nos deparamos com a mesma polêmica nascida com os rumores do iPhone 7: o que acontecerá com todos que investiram em um caro fone de ouvido nos últimos anos?

A resposta? Adaptador.