rio 2016 jogos olimpicos 8K

A rede de TV japonesa NHK começou a sua transmissão em 8K dos Jogos Olímpicos Rio 2016. O canal conta com câmeras e a infraestrutura necessárias para gravar e enviar o conteúdo nesse formato, e será a primeira vez que um canal vai emitir imagens via satélite com essa qualidade de imagem.

A NHK disponibiliza um canal com uma mescla de conteúdos em 8K e 4K. Os testes começaram ontem (1), e são os primeiros passos para uma transmissão em grande escala no novo formato em 2020, durante os Jogos Olímpicos de Tóquio.

8K 4K 1080p

Mais do que 8K, devemos chamar o formato de “Super Hi-Vision”, que é o termo usado pela NHK para denominá-lo. Temos assim um vídeo de 7680 x 4380 pixels, quatro vezes maior do que a imagem em 4K, ou 10 vezes maior do que o Full HD. Na parte de áudio, também temos dados chamativos, como um sistema especial de múltiplos canais (22.2).

Além do que será gravado no Rio de Janeiro, há outros conteúdos no canal, como shows do astro do J-Pop Kyary Pamyu Pamyu, concertos de música clássica conduzidos por Seiji Ozawa, ou momentos importantes dos Jogos Olímpicos Londres 2012.

 

Os japoneses não poderão ver em casa

NHK 8K

O canal funciona entre dez da manhã e cinco da tarde (horário japonês), mas terá horário prorrogado durante os Jogos Olímpicos. O mais curioso é que, no horário de funcionamento, praticamente ninguém pode assistir sua programação em casa com essa qualidade, necessitando assim de um equipamento especial para receber o tratar o sinal, além de (é claro) uma poderosa TV 8K. A NHK está criando instalações em todo o país para que todos possam comprovar essa qualidade, e em 2018 eles começam a trabalhar nos sistemas domésticos.

A NHK sempre se apresentou como pioneira na implantação de novos formatos televisivos. Em 1989, realizou os primeiros testes com alta definição, em 2002 demonstrou a existência do 8K pela primeira vez. A transmissão dos jogos do Rio é uma completa renovação, que afeta todos os níveis: câmeras, equipamentos de edição, monitores, estúdios, entre outros. Um sinal 8K sem compressão em tempo real consome 100 Gbps com relativa facilidade.

camera 8k 02 camera 8k 01