O novo iPad está disponível para o grande público a pouquíssimos dias, mas tão depressa quanto humanamente possível, o seu jailbreak já foi feito. O membro da equipe iPhone Dev-Team Stefan Esser, mais conhecido pelo seu nickname i0n1c, publicou nesse final de semana um vídeo, onde ele demonstra o processo de jailbreak em seu novo iPad, com iOS 5.1

Antes de qualquer coisa, vale a pena esclarecer alguns pontos. Para quem ainda não está familiarizado com os termos, jailbreak é o processo que permite o desbloqueio de recursos e personalizações do sistema iOS (iPhone, iPod touch e iPad), que a Apple restringe de forma nativa em seus dispositivos. Com o jailbreak, o usuário pode, entre outras coisas, adicionar recursos de personalização do disposiivo, novas funcionalidades para programas nativos, e até mesmo desbloquear o aparelho para que o mesmo funcione com outras operadoras.

O jailbreak pode ser de duas categorias distintas. O tethered, que é um desbloqueio “temporário”, ou seja, que só se faz efetivo enquanto o usuário não desligar ou reiniciar o dispositivo. Caso contrário, ele terá que repetir o processo de desbloqueio a cada inicialização do iOS. E o untethered, que torna as alterações no software permanentes, dando ao usuário a comodidade de realizar o processo uma única vez, e o mesmo ser efetivo, permitindo que o usuário reinicialize o dispositivo quantas vezes forem necessárias.

A façanha de Stefan é importante. O iOS 5.1 foi oficialmente lançado a poucos dias, e mesmo trabalhando com a possibilidade do hacker ter trabalhado com as versões de testes do sistema operacional, é um tempo muito curto para já alcançar esse estágio de desbloqueio, uma vez que, em cada nova versão, a Apple amplia o nível de barreiras e dificuldades para aqueles que planejam realizar o jailbreak dos dispositivos.

Seja como for, i0n1c publicou uma mensagem no Twitter, onde ele informa que trabalhou incansavelmente para atingir esse resultado, e esse é um comportamento considerado normal por aqueles que acompanham de perto as atividades do iPhone Dev-Team, de causar um burburinho antes de disponibilizar um novo jailbreak para uma nova versão do iOS. Porém, para evitar especulações, o próprio site do Dev-Team publicou fotos do novo iPad já executando o Cydia, comprovando que o processo foi concluído com sucesso. Porém, como para algumas pessoas as fotos não foram suficientes, i0n1c preparou o vídeo, para eliminar todo e qualquer tipo de dúvida.

A má notícia é que o jailbreak realizado por i0n1c ainda precisa passar por ajustes antes de ser distribuído ao grande público. Abaixo, você tem o vídeo que registra o desbloqueio.

Via Engadget