iphone

O jailbreak do iPhone está morrendo aos poucos, com o fechamando dos grandes repositórios de aplicativos e um novo iOS que torna o processo mais complicado.

O ambiente fechado que a Apple impõe aos seus dispositivos móveis foi o responsável pela chegada do jailbreak, que permite o acesso completo ao sistema operacional, instalando apps, temas, jogos fora da loja oficial e outros recursos.

O jailbreak não era simples de ser feito no começo, e precisava de um computador pessoal para seguir utilizando o telefone. Até que o jailbreak untethered ofereceu uma liberdade muito maior aos usuários. E, apesar de ser considerado legal pela Digital Millennuim Copyright Act, a Apple se reserva ao direito de anular a garantia do dispositivo, o que deixa muitos usuários com um pé atrás nessa prática.

Agora, o jailbreak será um passatempo dos veteranos nostálgicos, principalmente depois do fechamento da Cydia e, mais recentemente, de referências importantes como ModMyi e ZodTTD/MacCiti.

Além disso, a Apple adicionou alguma flexibilidade nas últimas versões do iOS, incorporando novas características que deixam o jailbreak algo não tão atraente.

Os detalhes de segurança também tiveram peso nessa queda de popularidade do jailbreak. Sem falar no código mais fechado no iOS 11, limitando o seu alcance.

Sinal dos tempos. Sinais de mudanças.

 

Via The Next Web