Depois de um atraso de cinco dias (ou uma diferença programada, em relação ao que foi divulgado previamente na imprensa), a iTunes Store Brasil está no ar. Se você abrir o seu iTunes agora, verá o catálogo nacional em destaque, além de jogos e filmes legendados e dublados.

A Apple teve o cuidado de fazer a mesma apresentação e formatação da loja norte-americana para a brasileira, com destaques customizados e ofertas especiais. O exemplo claro disso está nos discos de Roberto Carlos, em formato digital, além de arquivos em PDF do encarte de alguns LPs.

Filmes e músicas contam com seus preços em dólar (pelo menos, nessa fase inicial). Com a chegada da iTunes Store Brasil, também temos o lançamento da iTunes Match, que permite a adição do seu catálogo musical na nuvem, pelo preço de US$ 25/ano. Segundo o Gizmodo, a categoria de games também está disponível, mas até o momento, nem todos os usuários conseguiram visualizar a nova plataforma.

Fato é que a maior loja virtual de músicas do mundo desembarcou no Brasil, e isso só aconteceu por causa dos acordos estabelecidos com grandes gravadoras e gravadoras independentes. Esperamos agora que o brasileiro adote a ideia de pagar pelo conteúdo pela praticidade, no lugar de fazer várias gambiarras para ter de graça. Não que você não possa fazer isso. Mas, convenhamos: pagar pouco pela comodidade é uma ótima relação custo-benefício.

via Gizmodo