itunes-radio

O iTunes Radio tem apenas seis meses de vida, mas já se posiciona no terceiro lugar estre os serviços de streaming de música nos Estados Unidos. Das 2.000 pessoas pesquisadas pela Edison Research, 8% informaram que escutaram o iTunes Radio no mês passado, contra 6% do Spotify, e 9% do iHeart Radio.

O Pandora segue como o serviço dominante nos EUA, com 31% de cota de mercado. Um mês depois do seu lançamento em setembro de 2013, o iTunes Radio já contava com 20 milhões de usuários. O Pandora tem hoje 70 milhões de usuários ativos nos Estados Unidos, Nova Zelândia e Austrália. Porém, o serviço existe desde 2000 (em um formato diferente do atual, que só estreou em 2005).

Obviamente, escutar um determinado serviço de streaming de músicas não quer dizer que os usuários escutam exclusivamente aquele serviço. Mas a Apple já tem uma audiência integrada de mais de 600 milhões de usuários do iTunes, de acordo com números revelados em 2013, de modo que o iTunes Radio ainda tem muitas possibilidades de crescimento de sua base de usuários.

A pesquisa da Edison Research aconteceu entre os meses de janeiro e fevereiro de 2014, e obteve respostas de 2.023 pessoas maiores de 12 anos nos EUA.

itr

Via Fortune