Desktop-Itautec-ST-4273.jpg

Mais uma empresa abandona o mercado de PCs, o que deixa claro uma mudança de comportamento de mercado. A Itautec anunciou hoje (15) que, em nome de um reposicionamento estratégico, vai desativar a sua unidade de computação, que é responsável pela fabricação e desenvolvimento de desktps, laptops e servidores.

A Itautec não se limitava a fabricar PCs. Seu principal segmento de mercado hoje é a área de automação, como caixas eletrônicos e terminais de autoatendimento. Esse segmento da empresa será controlada pela japonesa Oki Electric Industry, que comprou 70% dessa participação, em um negócio que envolve a quantia de R$ 100 milhões. A transação precisa ser aprovada pelos órgãos reguladores.

No acordo, a área de serviços de TI também será controlada pelos japoneses, e deve sofrer reformulações mais profundas. De fato, a Itautec obtinha lucros muito baixos com as vendas de PCs, e isso se acentua com uma queda generalizada de vendas de computadores no Brasil. Em 2012, a queda foi de 2% (15.5 milhões de unidades), e nesse período, a Itautec vendeu apenas 585 mil unidades de desktops, laptops e servidores.

A Itautec informa que a divisão de PCs não será revendida, e sim, desativada. Mesmo assim, a empresa promete manter os seus compromissos de garantia e manutenção, sem prejuízo ao consumidor final em relação aso produtos com as marcas Itautec e InfoWay.

Via Itautec, Reuters