android-come-apple

Um reflexo claro dos últimos acontecimentos no mercado de smartphones: o Android é o rei absoluto do setor.

Os últimos números que informam sobre a cota de mercado do segmento publicados pela Kantar Worldpanel ComTech para o primeiro trimestre de 2016 revelam o desempenho das vendas dos cinco principais mercados europeus, além dos Estados Unidos e da China. E em todos eles o sistema operacional da Google é o líder, com larga vantagem em relação aos seus principais concorrentes.

A cota de mercado nos cinco principais mercados europeus (Reino Unido, Alemanha, França, Itália e Espanha) registrou uma média de liderança do Android de 75.6%m enquanto que nos Estados Unidos a fatia de mercado ficou em 66.5%, e na China na casa de 77%. O Kantar Worldpanel deixa claro que “este é o maior crescimento do Android nos cinco países europeus em mais de dois anos”. Levando em conta os diversos fatores envolvidos (mudança do cenário econômico, variações cambiais, etc), é um resultado a ser considerado e muito.

A cota de mercado do iOS caiu de 20.2% para 18.9% nos três primeiros meses de 2016 no conjunto desses países europeus, enquanto que a cota do Windows Phone/Windows 10 caiu para 4.9%, explicando assim o crescimento do Android no período (6.6% dos novos usuários vieram do Windows, e 3.3% chegaram do iOS).

vendas-smartphones-q1-2016

O Kantar afirma que, para os usuários do Windows, “o Android ofereceu uma melhor experiência de uso, com uma variedade de marcas e modelos com preços distintos”. A migração do usuário a partir do Windows Phone foi especialmente notável na França e na Itália, onde 10% desses usuários migraram para o Android.

Em outros mercados, como é o caso dos Estados Unidos, o crescimento chegou por conta do aumento das vendas de fabricantes como Samsung, Motorola ou LG. O Samsung Galaxy S7 parece ter obtido um sucesso notável, mesmo com pouco tempo de mercado, mas também cobra-se protagonismo do Galaxy S6, que teve o seu preço reduzido com a chegada do seu sucessor.

Na China, outro mercado essencial em um passado recente da Apple, a cota de mercado também caiu: o iOS passou de 26.1% do primeiro trimestre de 2015 para 21.1%, um ano depois. Aqui, é mencionado o sucesso de fabricantes como Huawei com modelos como o Mate 8 ou o Honor 5X, mas também a Oppo, que aumentou suas vendas em 6.5%.

Via Kantar Worldpanel