iphone6s-6splus-topo

No final do mês de setembro, o site Anandtech fez uma descoberta muito importante: o chip A9 presente nos novos iPhone 6s e iPhone 6s Plus eram fabricados por duas empresas: Samsung e TMSC. Até aqui, “beleza”. Não é a primeira vez que vemos isso.

Os problemas aparecem quando os smartphones chegam nas mãos dos proprietários, e os mesmos começam a fazer testes de desempenho, e comprovam que a versão do chip A9 produzida pela TSMC consegue oferecer quase duas horas de autonomia de bateria a mais que o chip fabricado pela Samsung.

test-iphone

Os comparativos estão circulando na internet, nos fóruns da Reddit e do MacRumors, onde podemos encontrar telas como as da imagem acima. À esquerda, podemos ver o teste de desempenho de bateria em um smartphone com chip TSMC, alcançando as 7h50m20s, enquanto que a imagem da direita mostra a autonomia alcançada pelo iPhone com o chip da Samsung, com 6h05m20s.

De acordo com um aplicativo utilizado por um desenvolvedor para identificar o chip para cada iPhone, pelo menos 70% das unidades comercializadas do iPhone 6s contam com o processador da TSMC, e 30% com o chip da Samsung. No caso do iPhone 6s Plus, o quadro muda: quase 41% para a TSMC, e 59% para a Samsung.

iphone6s-pruebas

Os compradores dos novos iPhones podem verificar qual chip o seu dispositivo possui, com o download do app “Lirum Device Info Lite”, que é gratuito na App Store. Se na tela principal (foto acima) aparecer N66AP (6s Plus) ou N71AP (6s), significa que o produto conta com um chip da Samsung. Se aparecer os códigos N66mAP (6s Plus) ou N71mAP (6s), o fabricante do chip é a TSMC.

Boa sorte para você!

Via Engadget Public Access,Reddit, MacrumorsMacrumors