iphone-6s-iphone-6s-plus

Em evento realizado hoje (09) nos EUA, a Apple apresentou oficialmente os seus novos smartphones, nos modelos iPhone 6s e iPhone 6s Plus. Os modelos fundamentalmente conservam a proposta apresentada nos modelos lançados no ano passado, repetindo as telas com 4.7 e 5.5 polegadas, e algumas evoluções de hardware, além do novo iOS 9.

Com as mesmas medidas de tela, a Apple adiciona como novidade a inclusão de um novo cristal protetor e novas tecnologias para o seu controle, no lugar de adicionar uma maior resolução, brilho e precisão, como fizeram os concorrentes diretos. A Huawei apresentou o seu Force Touch no Huawei Mate S, e a Apple a rebatizou com o nome 3D Touch.

iphone-6s-ouro-rosa

Seu funcionamento já é conhecido: temos uma tela que não só reconhece gestos, mas também a força exercida pelo dedo do usuário sobre sua superfície. A Apple afirma que o novo cristal que reveste a tela é mais resistente que a do modelo anterior. O 3D Touch é compatível com o iOS 9, e está integrado com vários apps próprios da gigante de Cupertino.

Por trás da pressão na tela, temos a resposta do Tactic Engine, outra novidade do iPhone 6s, que exibe diferentes opções e menus que permitem realizar ações com menos movimentos ou toques sobre a interface. Essas opções estarão disponíveis tanto nos próprios aplicativos como no desktop, onde por exemplo, pressionando sobre a câmera, teremos diferentes opções como atalhos diretos.

iphone-6s-side-colors

Nas especificações técnicas, a principal novidade dos novos iPhone 6s e iPhone 6s Plus é a chegada do novo processador Apple A9 de 64 bits de terceira geração, que fica um passo atrás do A9X presente no novo iPad Pro, além do novo co-processador M9. Esse novo processador é 70% mais potente que o A8, com gráficos 90% mais eficientes. O novo co-processador M9 agora vem integrado no chip do processador, e o Touch ID também recebe uma ‘segunda geração’, que é duas vezes mais rápida que a anterior.

Os novos iPhones contam com suporte LTE Advanced, e segundo a Apple, o WiFi desse modelo ‘está mais rápido do que nunca’.

Outra novidade nos novos smartphones da Apple está nas câmeras, que recebem novas tecnologias para melhoria de imagem final e na resolução dos seus sensores. A nova câmera traseira iSight tem 12 megapixels de resolução, um salto significativo diante dos 8 megapixels do iPhone 6, mas ainda muito atrás em relação aos rivais diretos (na teoria; bem sabemos que capacidade de megapixels não quer dizer nada). E depois de resistir por muito tempo, os novos iPhone 6s e iPhone 6s Plus são capazes de (finalmente) gravar vídeos na resolução 4K (UHD).

iPhone-6s-teaser

O novo sensor de 12 megapixels conta com 50% a mais dos chamados ‘focus pixels’, o que se traduz como um foco mais rápido que o seu antecessor. O flash traseiro segue sendo o True Tone para melhorar as cores.

Também temos melhorias na câmera frontal, que agora possui 5 megapixels de resolução, acompanhado de uma nova tecnologia para usar o brilho da tela como flash, aumentando em até três vezes o brilho habitual. Claramente pensado nas selfies.

Outra novidade é o Live Photo. Com este modo de câmera, os novos iPhones podem registrar várias fotos (antes e depois do disparo), onde tanto na galeria como pressionando forte sobre uma imagem, ela se torna uma foto em movimento por alguns segundos. Vale o registro que essa ideia foi implementada pela HTC a alguns anos.

iphone-6s-oficial-01

Os novos iPhone 6s e iPhone 6s Plus chegarão ao mercado no dia 25 de setembro em 12 mercados selecionados. Até o final de 2015, os novos modelos estarão disponíveis em 130 países, onde o Brasil deve fazer parte dessa lista. Os preços dos novos modelos são exatamente os mesmos que os atuais iPhone 6, repetindo as mesmas capacidades de armazenamento (16 GB, 64 GB e 128 GB).