iphone-6

Na próxima quarta-feira, 9 de setembro, a Appel vai realizar o seu evento anual de apresentação de novos iPhones. Nesse ano, ele deve se chamar iPhone 6s, e deve vir com o lançamento oficial do iOS 9. Mas os rumores dos últimos dias apontam para um dos eventos mais movimentados dos últimos anos, com novidades não esperadas, como o iPad Pro e até um novo Apple TV.

iPhone 6s, com 16 GB de novo

iphone-6-plus

O iPhone 6s e sua versão maior, o 6s Plus, já podem ser dados como certos. É a época de novos smartphones serem apresentados, e a Apple não pode demorar mais.

A renovação do iPhone vai se centrar em dois aspectos muito distintos: câmera e tela. No primeiro caso, aumentar a resolução e melhorias no foco parecem ser imprescindíveis para um dispositivo sempre muito apreciado no aspecto fotográfico, mas que foi superado por outros modelos (aka Galaxy S6).

No caso da tela, ela não mudaria nos tamanhos (4.7 e 5.5 polegadas) nem na resolução. A novidade seria o Force Touch, e as suas possibilidades que chegariam com o iOS 9, marcando assim um diferencial muito importante para o iPhone 6s.

Uma dessas mudanças pode estar também na memória disponível. Uma vez instalado, o iOS 9 deve ocupar menos espaço que o iOS 8, o que pode ser a desculpa para que a Apple volte a oferecer um modelo do iPhone com 16 GB de armazenamento.

 

Parece que teremos novos iPads…

ipads

Ainda que as primeiras informações não indicassem novos iPads no evento de setembro, o 9to5mac diz o contrário. O protagonista nesse caso poderia ser o esperado iPad Pro de 12.9 polegadas, que entraria na briga onde o Microsoft Surface Pro atua a alguns anos.

Este iPad Pro estrearia a versão 9.1 do iOS, que pode incluir suporte para o uso de stylus e novas funções interativas baseadas no Force Touch, sendo em princípio o primeiro iPad a integrar o recurso. O modelo, com ar mais empresaria, não estaria acompanhado de um novo iPad Air (que só seria lançado em 2016), mas sim de um iPad Mini 4, com novas câmeras e melhor processador (A8), para receber melhor o multitarefa do iOS 9.

 

É a hora do Apple TV e do Siri viverem juntos e felizes

apple-tv

Ainda que o iPhone 6s seja o tema principal do evento, muitos olhos se voltarão para o Apple TV. Depois de anos sem renovação, chegou a hora da Apple seguir em frente com o streamer multimídia.

O movimento pode incluir a Siri e o lançamento de uma loja de aplicativos. Temos que esperar para ver até que ponto a Apple permite uma abertura do seu streamer de conteúdo com um esperado SDK. Sobre o seu design, teremos novidades, mas não veremos um stick HDMI, e o controle com touchpad com Force Touch parece o mais provável.

Entre as incógnitas do novo Apple TV, está o suporte para vídeos 4K ou UHD, onde esperamos que o processador e a conectividade não seja um problema. Tudo vai depender dos acordos que a Apple conseguiu para levar mais conteúdos ao produto, mas os rumores recentes indicam que tudo deve ficar do jeito que está. O armazenamento deve ficar entre 8 e 16 GB, um aumento importante em relação ao modelo atual.

Um aspecto que certamente vai causar polêmica é o preço. O último Apple TV custa apenas US$ 69, mas o novo modelo deve ficar em um valor de aproximadamente US$ 200. Um salto considerável.

Vamos esperar para ver. Dia 9 de setembro, teremos várias respostas.