iPhone 6 e iPhone 6s Plus

De acordo com o iFixit, velhas unidades do iPhone 6 e iPhone 6 Plus contam com um problema onde a tela touch não responde. O problema vem acompanhado de uma faixa cinza horizontal na parte superior da mesma.

O mais grave de tudo isso é que, de acordo com o iFixit, a Apple está consciente do problema, mas se nega a reconhecer o mesmo.

 

O que é o “Touch Disease”?

iphone 6 defeito touch

 

O defeito recebe o nome de “Touch Disease” por parte do iFixit, e teria sido detectado por técnicos e especialistas em 2015, além do próprio site especializado na desmontagem de dispositivos.

Técnicos de diferentes partes dos Estados Unidos alegam ver com certa frequência esse problema dos dispositivos de seus clientes.

Mesmo consciente do problema, a Apple não faz nada. Alguns empregados comentam com os proprietários de smartphones com defeito que a empresa não reconhece o problema, deixando como única solução recorrer à garantia, caso a mesma não tenha se encerrado.

Este é um problema muito sério. A faixa em cinza volta a aparecer ocasionalmente, e cada vez maior, ganhando mais espaço, até o ponto de deixar a tela inutilizável.

Trocar a tela pode poderia resolver o problema de vez, mas a faixa em cinza reaparece pouco tempo depois na nova tela.

Especialistas em reparação indicam um conjunto de chips controladores da tela touch na placa mãe como responsáveis pelo problema. Eles são encarregados em traduzir a pressão e as direções de entradas no dispositivo.

Os técnicos da Apple não estão preparados para trabalhar com a placa mãe, o que faz com ir até uma Apple Store com um iPhone 6 problemático se traduza em uma grande perda de tempo.

 

O que pode ter causado o problema no iPhone 6 e 6 Plus?

Duas terias sobre a origem do problema são levantadas.

90900142_9acc981a-28b7-41d1-9054-9628a09c0df6

 

A primeira estaria nos chips U2402 Meson Touch IC, que podem estar com defeito de fábrica. A segunda teoria está diretamente relacionada ao Bendgate.

O bendgate é o fenômeno de dobra do dispositivo, que pode resultar em rupturas nas soldas e uma perda de contato da tela com a placa mãe.

Nesse caso em específico (do Bendgate), o iFixit acusa a Apple de não tomar atitude alguma para o que eles consideram como “um erro de design”, já que a falha na solda dos chips presentes na placa lógica é o que provocaria o movimento de dobra do iPhone 6.

iphone 6 bendgate

 

A falha aparece no momento em que chega ao fim o período oficial de garantia de dois anos de lançamento do iPhone 6 e iPhone 6 Plus. E apesar do problema não afetar o iPhone 6s, ele aparece semanas antes do lançamento do iPhone 7, e em um momento de uma clara queda nas vendas dos smartphones da Apple.

Ainda não dá para saber se é um problema em massa, mas já estaria propagado o suficiente para que cada iPhone 6 e 6 Plus sejam considerados uma bomba relógio nas mãos dos usuários.

O iFixit recomenda recorrer à garantia do produto caso ela esteja vigente. Caso contrário, o usuário deve levar o iPhone para uma assistência técnica especializada em reparações para trocar os chips Touch IC, ou refazer a solda na área problemática.

Estes são consertos mais baratos  do que trocar a placa mãe inteira ou comprar um novo smartphone.

Vamos ver como a Apple vai responder a esse assunto.

 

 

Via iFixit