Ninguém pode dizer que 2013 não começou para a Apple. Muitos menos alguns de seus usuários, que foram incomodados por chamadas indesejadas ou mensagens inesperadas de amigos e familiares na virada do ano. Motivo? O recurso “Do Not Disturb”, presente no iOS 6, simplesmente não funcionou como esperado. Pior: nem chegou perto de funcionar.

O recurso simplesmente parou de funcionar na virada entre 2012 e 2013, deixando vários usuários um tanto quanto irritados. Não é a primeira vez que um serviço da Apple simplesmente para de funcionar durante a virada de um ano para outro. Alarmes pararam de funcionar por diversas vezes nessa época do ano, deixando as pessoas que precisavam acordar cedo em 1 de janeiro dormir até um pouco mais tarde… causando alguns transtornos.

Particularmente, não utilizo o recurso. Aliás, não utilizo nem o iOS 6 no meu modesto iPhone 4 Preferi ficar com o iOS 5, mesmo com o lançamento oficial do aplicativo do Google Maps para a nova versão do sistema móvel da Apple. Preferi dessa vez não mexer em time que está ganhando e funcionando bem. Logo, durante a virada do ano, deixei o smartphone no silencioso, e quando entendi que não queria receber nenhum tipo de ligação, desliguei o celular, e fui curtir a vida.

Mesmo assim, vale a pena o registro que a Apple prometeu liberar uma atualização do iOS 6 para corrigir essa anormalidade no dia 7 de janeiro.

Por outro lado, o ano de 2013 da Apple começa com rumores (e como não?). Segundo o site The Next Web, desenvolvedores anônimos enviaram para eles logs que informam a identificação de um dispositivo denominado iPhone6,1. Essa denominação é similar ao que foi encontrada ao longo do ano de 2012, o iPhone5,1, que no futuro, revelou ser o iPhone 5.

Além disso, as mesmas fontes revelam que tais dispositivos estavam executando o iOS 7, segundo os mesmos logs de identificação. Além das informações de hardware e software, os logs também estariam informando alguns endereços de IPs vindos de um certo câmpus de Cupertino para requisição de aplicativos, o que indica que a Apple estaria testando esses aplicativos para verificar a sua compatibilidade. As fontes também afirmam que a Apple estaria prestes a anunciar o projeto da nova versão do SO móvel, além de apresentar os seus recursos em um futuro próximo.

Esse “futuro próximo” pode ser durante a WWDC, evento da Apple dedicado aos desenvolvedores, que acontece todos os anos, no meio do ano. Obviamente, essas informações estão totalmente plantadas na faixa dos rumores, e só o futuro vai dizer se as fontes do The Next Web são confiáveis. Nada de oficial está confirmado, mas o The Next Web confia na legitimidade da informação por causa dos IPs fornecidos. Mas não existe nada tão legítimo quanto Tim Cook subindo ao palco e anunciando as tais novidades.