apple-iphone-5s

A Apple não tem o costume de facilitar os seus números de vendas durante o período de lançamento de seus novos produtos. Logo, o comportamento de vendas dos seus novos iPhones segue sendo um mistério, mas conhecendo o histórico da empresa, é quase certo dizer que as vendas são muito positivas. O seu novo smartphone de referência, o iPhone 5s, tal como já se suspeitava, está obtendo resultados de vendas mais expressivas que o modelo antecessor. Mas… até que ponto.

Sem ter dados oficiais, temos que seguir os indícios. E um desses indícios é a taxa de uso dos equipamentos. Pensando nisso, a Fiksu, empresa que se dedica a fazer a análise de uso dos smartphones, estudou o uso de certos aplicativos nos smartphones da Apple, e conseguiram averiguar quais são os modelos de iPhones que os usuários estão utilizando, obtendo assim uma estimativa inicial de uso para cada modelo.

É um dado muito confiável? Não. Porém, ao menos dá uma aproximação razoavelmente fidedigna da popularidade de um determinado smartphone. E para aqueles veículos que chegaram a especular um menor volume de vendas do iPhone 5s em relação ao iPhone 5, os resultados da Fiksu mostram exatamente o contrário: segundo o estudo deles, o novo smartphone da empresa de Tim Cook estaria se vendendo em uma velocidade maior que o iPhone 5.

Porém, a diferença entre os dois modelos não é algo gritante. A Fiksu analisou os dados considerando os primeiros 68 dias de mercado do produto, e o iPhone 5s possui um volume de uso de 7.66%, contra 6.26% do iPhone 5.

Tenho certeza que a Apple observa bem de perto esse comportamento do mercado, e vai enfatizar isso no próximo keynote de lançamento de produtos, como já é de costume.

Via BGR, Fiksu