iphone-5c-render

Os rumores sobre o lançamento de um iPhone 5c de 8 GB por um preço menor estavam corretos. O modelo já está disponível para compra na página web da Apple em vários países da Europa, pelo valor de 559 euros, ou seja, apenas 50 euros mais barato que o modelo de 16 GB (609 euros). No Reino Unido, o novo smartphone custa 429 libras, apenas 40 libras a menos que o modelo de 16 GB.

A Apple apresenta o modelo de 8 GB com o objetivo de impulsionar as vendas do iPhone 5c, que segundo fontes de operadoras e do setor de telefonia móvel não são expressivas. Porém, o que a empresa de Cupertino está fazendo também pode ser chamado de “minimizar os prejuízos”, ou “tapar o sol com a peneira”. Basicamente, ela repassa a redução de valor de um componente de hardware de menor valor. O restante continua com os mesmos custos de produção e distribuição, e só isso, não é o suficiente. Os demais modelos do iPhone 5c permanecem com os mesmos preços.

650_1000_iphone5g-8gb

Especulava-se que o iPhone 5c de 8 GB poderia substituir o iPhone 4s, mas até o presente momento, o modelo 4S segue a venda nos países onde o novo smartphone está disponível. O novo modelo ainda não apareceu nas lojas da Apple na América Latina e nos Estados Unidos, mas tudo indica que será uma questão de tempo para que isso aconteça.

ATUALIZADO em 18/03/2014 @ 10h55: após o comunicado oficial, a Apple confirmou para Philip Elmer-DeWitt, editor da Fortune, que o iPhone 5c de 8 GB estará disponível apenas nos mercados do Reino Unido, França, Alemanha, Austrália e China.

A pergunta que fica é: será que realmente é o suficiente para impulsionar as vendas do iPhone 5c?

Na minha modesta opinião, não.

Via 9to5Mac