Você, amigo leitor, sabe muito bem que, além de uma batalha quase sangrenta no mercado de smartphones, Apple e Samsung também disputam cabeça a cabeça no setor de tablets. Mas nesse segmento, temos um vencedor absoluto: o iPad. E isso, mesmo registrando quedas nas suas vendas.

Segundo o último estudo realizado pelo IDC, o iPad segue sendo, de longe, o tablet mais bem sucedido do mercado, com uma cota de mercado de 43.6%, com números relacionados aos ingressos financeiros gerados pelas vendas último trimestre de 2012. A Apple chegou a distribuir apenas no último trimestre do ano passado a impressionante marca de 22.9 milhões de dispositivos. Os valores são expressivos, mas não são de todo positivos para a empresa de Cupertino, uma vez que ela perdeu aproximadamente 6.8% de mercado no período.

A Samsung se mantém na segunda posição do mercado de tablets. Distribuíram quase 8 milhões de tablets, o que resulta em 15.1% de cota de mercado. A fabricante sul-coreana registrou um crescimento de 263% em relação ao mesmo período do ano anterior. Na sequência, vemos a Amazon (11.5%), a Asus (5.8%) e a Barnes and Noble (1.9%).

O iPad continua a ser o tablet dominante, mas registra uma perda de mercado a cada pesquisa do IDC. Mesmo com a Samsung registrando um expressivo crescimento nas vendas em 12 meses, não podemos cravar que será a sul-coreana a grande ameaça da Apple. Principalmente a Amazon e com menos força a Asus (por causa do Google Nexus 7). Essas duas marcas podem ser pedras no sapato da Samsung nessa aproximação em relação à Apple. Agora é esperar para ver o que acontece ao longo do ano de 2013 para confirmar se esse cenário realmente muda.

Uma coisa é certa: a disputa vai ser bem interessante.

Via The Next Web