Eu compreendo que testes como esses mostram a resistência de um produto em condições extremas (leia-se aqui usuários descuidados e estabanados). O que eu não entendo é o sadismo que algumas pessoas possuem no prazer de ver esses produtos sendo arranhados, trincados e danificados, de forma impiedosa. De qualquer forma, trazemos aqui mais um esperado drop test (ou “teste da queda”), dessa vez, o iPad Mini, que enfrenta o Google Nexus 7 no quesito “qual dos dois vai ter menos danos depois de cair no chão?”

Quando compramos um iPad Mini para nós ou para dar de presente para alguém, a última coisa que você quer e deixar o produto cair. Mas para poupar esse sofrimento, e ter uma prévia de quais serão as consequências diretas desse pequeno incidente, o pessoal do site Android Authority decidiu colocar o pequeno tablet da Apple e o pequeno tablet do Google/ASUS para esse duelo de vida ou morte.

Quando o produto cai de lado, de uma altura de aproximadamente quatro pés de altura (mais ou menos 1.20 metro), o iPad Mini sofreu dois pequenos amassados nos seus cantos, e no caso do Nexus 7, o seu canto se despedaçou, com alguns pedaços do plástico que reveste o produto caindo do mesmo. Aqui, 1 a 0 para o iPad Mini.

Ao cair de costas, o iPad Mini teve a sua tela rachada, mas o produto ainda funcionava perfeitamente. Já o Nexus 7, além de ter a tela quebrada, teve os seus componentes internos danificados, deixando o produto inutilizável, não permitindo que o mesmo fosse sequer ligado. Ou seja, 2 a 0 para o iPad Mini.

Por fim, o Android Authority decidiu deixar os dois tablets despencarem do chão com as suas telas viradas para baixo. Como já era de se esperar pelos indícios anteriores, o iPad Mini continuou funcionando, mesmo com danos consideráveis nas suas laterais. O Nexus 7, que já estava morto desde a etapa anterior, não voltou dos mortos ao cair de cara no chão, ficando ainda mais destruído. 3 a 0 iPad Mini.

Resumindo: se você é um desastrado completo, ou prioriza a resistência do produto que está comprando, o iPad Mini é a sua escolha. O grande diferencial está na sua carcaça de alumínio, que protege os seus componentes internos de forma decisiva. Além disso, até mesmo sua tela é de melhor qualidade. O Nexus 7 é um bom tablet, mas claramente usou materiais para ter o seu preço reduzido.

Vídeo abaixo.