ios9-apple

Era uma das novidades mais esperadas. A Apple apresentou oficialmente iOS 9, a nova versão do seu sistema operacional móvel, compatível com os dispositivos iPhone, iPod e Apple TV.

Como já é habitual, a Apple começou dando várias cutucadas no Android, criticando a fragmentação que sofre o sistema operacional do Google, principalmente no caso da adoção da versão Lollipop. Mas depois disso, eles voltaram a tratar de negócios, e falar das melhorias que o iOS 9 apresentam.

O Siri hoje tem mais de 1 bilhão de buscas, com 5% de erro. A sua interface foi melhorada no iOS 9, se converteu em um assistente proativo, que pode ‘ver nossos aplicativos. Com isso, o assistente pessoal pode agora, por exemplo saber o que o usuário gosta de fazer em algumas ocasiões, de modo que pode ativar a música de forma automática quando conectamos os fones de ouvido, ou iniciar um audiobook quando entramos no carro.

iOS 9-02

Também foram encontradas melhorias nos calendários, que agora oferecem sugestões de identidade quando recebemos chamadas desconhecidas. Outra adição interessante está nos aplicativos sugeridos, além de uma maior integração entre o Siri e o Spotlight, e as melhorias nas buscas, que foram demonstradas no palco da WWDC.

Olhando para o aplicativo fotos, descobrimos uma interface melhorada mas sem ser chamativa, ou ao menos não tanto como a especial referência que a Apple fez nesse ponto na privacidade de nossos dados, e do conteúdo armazenado no dispositivo (uma clara alfinetada no Android).

iOS 9-01

O Apple Pay teve os seus horizontes expandidos, o que resultou no desaparecimento do Passbook em favor do Wallet, além do aplicativo Kiosco que agora se chama Notícias, e as melhorias nos apps de Mapas e Notas, onde agora é possível adicionar diretamente imagens a partir da parte direita da tela, e desenhar sobre elas.

O app Notícias recebeu uma grande melhoria de desempenho na hora de exibir os conteúdos, algo que atende aos pedidos dos usuários que se queixavam da pobre experiência de navegação que antiga alternativa oferecia. Outra novidade é que o teclado QuickType recebe novos gestos e atalhos que melhoram e muito as suas possibilidades, mas essas melhorias não chegam perto da estreia da multitarefa nativa no iOS 9.

iOS 9-03

Para abrir o novo gestor de tarefas, basta manter a dupla pulsação no botão de início, e pronto: temos acesso a uma multitarefa real, muito simples e bem planejada. É possível ajustar os aplicativos em multitarefa de acordo com suas necessidades, com aplicativos ocupando a tela em uma proporção pré-definida, de 50/50 ou 70/30, com um ajuste livre. A nova função é definida como SplitView, e estará limitada ao iPad Air ou superior, e iPod Mini 2 ou superior.

O novo modo de baixo consumo de bateria é outro elemento interessante do iOS 9. Com ele, a Apple promete estender a vida útil da bateria em até três horas. Nada mal, se levarmos em conta que o hardware dos dispositivos se manterá o mesmo.

iOS 9-04

O iOS 9 vai ocupar (em média) 1.9 GB de espaço de instalação, e estará disponível para os modelos iPhone 4S ou superior, iPad 2 ou superior, iPad Mini ou superior e iPod Touch de quinta geração. A beta para desenvolvedores estará disponível a partir de hoje (08), enquanto que a beta pública será lançada em julho. A versão final do novo sistema operacional móvel da Microsoft Apple está com o seu lançamento previsto para o mês de outubro.

iOS 9-05 iOS 9-06 iOS 9-07