ios-9-preview-01

A Apple apresentou o preview do iOS 9, próxima versão do seu sistema operacional móvel. Importantes  mudanças foram feitas, muitas delas ainda desconhecidas, mas que os desenvolvedores estão inspecionando com atenção. Esse post faz um resumo das novidades detectadas e pouco comentadas, mas que podem interessar e muito ao usuário final.

 

Siri mais produtiva

ios-9-preview-02

O assistente pessoal da Apple deixa se ser algo passivo para ser uma solução proativa. Com o iOS 9, ele passa a mostrar informações úteis antes do usuário pedir, no estilo do Google Now.

 

Spotlight mais potente

ios-9-preview-03

Com a melhora do Siri, temos um novo Spotlight. O buscador do iOS é agora mais potente, permitindo mais ações, e que indica que a Apple pode no futuro apresentar o seu próprio buscador.

 

Melhora na operabilidade entre aplicativos

ios-9-preview-04

Agora as ações entre aplicativos estão melhores, assim como o uso das extensões. É possível enviar uma anotação para o Notas a partir de qualquer parte do sistema e voltar para o aplicativo que estava sem a necessidade de um multitarefa, entre outras atividades. Vale destacar as múltiplas possibilidades que oferecerá o uso das Deep Links, característica que os desenvolvedores podem tirar muito partido.

 

Novo teclado QuickType

ios-9-preview-05

O iPad é o que mais vai se beneficiar do iOS 9. Uma das novidades mais esperadas é o teclado QuickTupe, que aproveita melhor as capacidades na hora de introduzir textos graças às opções como copiar e colar fragmentos, seleção de elementos mais eficiente e rápida, entre outros. Os apps de terceiros poderão adicionar módulos ao teclado.

 

A multi-janela

ios-9-preview-06

O iOS 9 oferece a capacidade para utilizar a muli-janela, similar ao que vimos em outros dispositivos de concorrentes. Agora, o usuário do iPad pode ter dois aplicativos na mesma tela. A má notícia é que o Split View é uma solução disponível apenas para o iPad Air 2 (por enquanto), que tem 2 GB de RAM, e são apenas dois apps por vez. Mas é melhor do que nada.

ios-9-preview-07

O restante da linha iPad terá que se conformar com o Slide Over, que mostra dois apps mas apenas para consultas temporadas, e não para uso contínuo dos aplicativos.

 

Modo Picture in Picture

ios-9-preview-08

Nada novo no mundo mobile, mas é uma novidade no iOS. Agora, você pode ver um vídeo enquanto usa outro aplicativo, ou simplesmente quando estamos na tela de início do sistema. O modo Picture in Picture mostra uma pequena janela com o vídeo em questão, que pode ser posicionada em qualquer canto da tela.

 

Melhorias no Mapas

ios-9-preview-09

O Apple Mapas melhorou, oferecendo mais informações como transporte público (limitadas a algumas cidades), e sensíveis melhorias na visualização dos conteúdos relacionados. Mas ainda tem margem de melhora para um futuro próximo.

 

CarPlay e a conexão sem fio com o iPhone

ios-9-preview-10

O CarPlay já não exige mais a conexão do nosso iPhone ao carro através de um cabo. De forma sem fio poderemos utilizar a funcionalidade nos carros com um sistema de rádio compatível. Mas esperamos que muitos ainda vão apelar para o cabo, para garantir a vida útil de sua bateria.

 

Melhoras na autonomia da bateria

ios-9-preview-11

O iOS 9 promete uma melhora de uma hora adicional de uso de bateria. Por enquanto, o primeiro beta não faz isso. Pelo contrário. Mas esperamos que a versão final cumpra o prometido.

Também temos um modo de baixo consumo, que pode ser ativado para reduzir a velocidade de funcionamento do dispositivo, além de interromper alguns serviços como as atualizações em segundo plano ou a consulta de e-mails, entre outros.

 

iOS 9 ocupa menos espaço na memória

ios-9-preview-12

O iOS 9 ocupa muito menos espaço que o iOS 8, exigindo apenas 1.3 GB de armazenamento (contra 4.58 GB do iOS 8). Com isso, o usuário do iPhone de 8 ou 16 GB ganha um valioso espaço de armazenamento, assim como um futuro Apple TV sai beneficiado. A redução melhora a experiência e requisitos mínimos de armazenamento na hora da atualização via Over The Air.

 

iCloud Drive recebe aplicativo próprio

ios-9-preview-13

O iCloud Drive ganhou o seu próprio app. Isso pode parecer pouco, mas agora ele é mais parecido com um gerenciador de arquivos. Terá que passar pela nuvem da Apple do mesmo jeito, mas com uma integração e maior utilidade.

 

A janela de multitarefa melhorou

ios-9-preview-14

Uma mudança mais estética, mas o fato de mostrar uma visualização de maior tamanho dos aplicativos abertos melhora e muito a experiência de uso das janelas de multitarefa.

 

Preparado para uma nova geração de jogos

ios-9-preview-15

O iOS 9 tem importantes melhorias via Metal, que vai permitir execuções de aplicativos de forma mais fluída e eficiente, por conta da otimização que usa a CPU e GPU. Os desenvolvedores poderão criar jogos mais exigentes nos seus gráficos.

 

Melhoras na segurança

ios-9-preview-16

O uso do fator de autenticação dupla se somam a outras melhorias menores, como o uso de um PIN de 6 dígitos. Essa pequena mudança melhorou a segurança ao fazer com que um ataque de força bruta leve mais tempo para ser bem sucedido, passando de horas para dias.

 

Encontrar o ajuste desejado está mais simples

ios-9-preview-17

Quando entramos nos Ajustes, vemos uma caixa de busca para encontrar o ajuste necessário. Pode parecer pouco, mas em mais de uma oportunidade você busca algum recurso que não se lembra onde está. E aí está justificada essa barra.

 

Novos ajustes

ios-9-preview-18

O iOS 9 oferece novos ajustes, com novas opções para agrupar as notificações dos aplicativos, funcionamento da vibração, opções de acessibilidade como agitar para desbloquear, modo de economia de bateria, usar o interruptor lateral para silenciar ou bloquear o giro de tela, mostrar contatos encontrados em e-mails, seleção de gravação de vídeos padrão em 720p ou 1080p, ligar com o seu iPhone a partir de outros dispositivos e outros.

 

Os desenvolvedores farão a festa

O iOS 9 apresenta várias novidades, muitas delas pensadas na melhoria do desempenho. Todas essas mudanças, incluindo a nova tipografia do sistema (San Francisco), devem ajudar nas melhorias da experiência de uso.

Agora, são os desenvolvedores que vão descobrir outras novidades, e como poderão aproveitá-las para que o iOS evolua. A WWDC 2015 foi só o começo, e nos próximos meses teremos novas e interessantes propostas.

Os sistemas operacionais móveis estão em constante evolução, e está cada vez mais complicado apostar no iOS ou no Android. Agora, resta saber se o Windows 10 entra na briga de vez.