650_1000_iphone_camera

A Apple integrou várias melhorias importantes no aplicativo de câmera do iOS 8. Uma dessas novidades é a possibilidade do controle manual de alguns parâmetros da câmera. Agora, sabemos que as opções de controle serão mais profundas do que aquelas mencionadas por Craig Federighi em sua apresentação.

Os desenvolvedores de apps terão acesso aos novos parâmetros de controle através da API AVCaptureDevice, o que significa que não estarão todos disponíveis através do app de câmera nativa, mas podem estar em apps de terceiros. De fato, através deles será possível acessar praticamente todos os parâmetros de controle que podemos encontrar em uma boa câmera de fotos manual.

Poderemos manipular a velocidade de obturação, a sensibilidade da ISO, o foco, o balanço de brancos, a compensação da exposição, entre outros recursos. A Apple também vai permitir que os desenvolvedores escrevam os seus próprios algorítimos de controle automático da exposição, o que provavelmente deve acentuar as diferenças entre os aplicativos de câmera disponíveis no iOS.

Por outro lado, a possibilidade de ajustar o foco com maior precisão vai nos permitir obter melhores fotos em circunstâncias onde o foco automático por contraste não funciona corretamente, como quando precisamos tirar uma foto em um local com baixa quantidade de luz ambiente.

Todas essas melhorias representam um importante passo adiante, que com certeza será bem recebida pelos usuários que gostam de registrar fotos com o seu iPhone. Sem falar que finalmente ele poderá se equiparar ao que oferecem há muito tempo os principais concorrentes da Apple.

Via AnandTech