ios8-01

Ao longo do último ano, nós criticamos, debatemos, aceitamos e finalmente usamos o iOS 7. Mas isso não quer dizer que não queremos novidades. E é isso o que esperamos ver a Apple apresentar no novo iOS 8, na próxima segunda-feira (02).

Obviamente, não esperamos mudanças muito drásticas, como a reforma completa do sistema apresentada na WWDC 2013. Mas a Apple ainda tem uma margem muito grande para tornar o iOS 8 um grande destaque do evento desse ano. Tentando ser realistas nas expectativas, vamos listar algumas das coisas que queremos ver na apresentação do iOS 8, mas que não necessariamente veremos.

O que é provável que eles apresentem

ios8-02

Mapas

Os mapas de hoje estão muito longe da porcaria apresentada na primeira versão, mas ainda estão bem longe de serem perfeitos. Os cartógrafos da Apple estão adicionando locais como loucos na versão 3.0, mas além de oferecerem a posição correta para caminhos pouco conhecidos, há muitas funcionalidades que o Mapas da Apple necessitam, e faz tempo.

A maior de todas elas é provavelmente a informação do tráfego. A Apple comprou a empresa HopStop com essa finalidade. Também seria legal poder elaborar rotas sob medida.

ios8-03

Um teclado melhor

O teclado virtual do iOS 7 pode melhorar, e muito. Ainda fica a esperança que a Apple permita que desenvolvedores de terceiros, como o Flesky ou o SwiftKey possam adicionar os seus teclados como padrão, mas há muitas funções que seriam bem vindas. A primeira seria deixar um mínimo de margem para a personalização.

Poder alterar menus para escrever certos caracteres é algo que deveria minimizar-se na medida do possível. Símbolos de uso tão comum, como a vírgula, o ponto ou o parêntesis deveriam ter um lugar visível ao lado das demais letras. Sem falar no método de seleção de texto, que poderia ser muito melhor.

ios8-04

Tornar o Siri mais inteligente

O Siri pode ser o primeiro assistente digital que realmente entendia o que o usuário dizia, mas as alternativas no Android ou no Windows Phone fazem um trabalho muito melhor, se antecipando ao que realmente queremos. Seria bom que a Apple fizesse o mesmo, e que o Siri aprendesse truques novos, como por exemplo ficar mais integrado com aplicativos de terceiros, além de apenas iniciá-los. Sem falar que seria maravilhoso ver o Siri ser acionado sem ter que sequer tocar no smartphone (no estilo “Ok, Google Now”). E, é claro, passou da hora do Siri compreender o português.

ios8-05

iDoctor

Passamos meses lendo rumores sobre um relógio inteligente ou pulseira quantificadora com o iOS, mas a Apple precisa criar as bases para que todas as funções que esses produtos vão fazer. Mark Gurman, do 9to5Mac, explica: o gadget para o pulso é algo positivo, mas a Apple precisa de uma plataforma centralizada na nuvem para gerenciar toda a informação sobre a saúde.

O que eles poderiam apresentar, na medida do possível

ios8-06

Notificações turbinadas

Todo mundo que já utilizou alguma vez um iPhone com Jailbreak sabe do que estou falando. A Apple sempre ficou um passo atrás dos demais no que se refere às notificações, mas pode virar esse jogo, apenas oferecendo uma maneira fácil para responder um e-mail ou uma mensagem de texto. Imagine um mundo onde não é necessário abandonar o aplicativo que estamos para responder uma simples mensagem. Isso, e uma tela de 4.7 polegadas. Seria algo maravilhoso.

ios8-07

Tela repartida

Falando de funções que permitem tornar as coisas mais efetivas, anima muito os rumores de uma função multitarefa que permite realizar tarefas em uma tela dividida em dispositivos iOS. Mesmo que tal função não esteja completamente preparada nesse momento.

Fazer rodar aplicativos de forma simultânea não é algo revolucionário. O Windows 8 e a interface TouchWiz (da Samsung) já fazem isso. Mas se levarmos em conta que a Apple pode fazer isso de forma mais elegante e interativa, é sempre algo a se desejar. A chave está em como essa informação será compartilhada: se podemos passar os dados facilmente entre um lado e outro da tela seria algo além de um simples truque para impressionar, sem uma função útil. E esse talvez seja o principal motivo pelo qual o iOS ainda não recebeu esse recurso.

ios8-08

Uma nuvem própria

Enquanto Amazon, Google e Dropbox disputam o posto de melhor e mais acessível oferta de armazenamento na nuvem, a Apple parece ter optado por esperar, utilizando o iCloud para que nossos dados estejam em todas as partes. Porém, está longe de ser um serviço mais acessível. Quando existia a suite de serviços online MobileMe, havia uma função chamada iDisk, que permitia criar um espaço próprio de 20 GB. Ressuscitá-lo seria uma boa ideia.

ios8-09

Compartilhamento de arquivos

O Airdrop era uma das funções mais atraentes na teoria, mas no mundo real, não se tornou algo tão útil assim. Podemos contar nos dedos de uma mão as vezes que utilizamos para enviar uma foto para um amigo (por exemplo). Além disso, com o iCloud e o Dropbox mantendo nossos arquivos sincronizados, não há a necessidade de compartilhar arquivos entre os nossos próprios dispositivos. Porém, seria mais útil se ele servisse para transferir arquivos com nossos computadores.

Usuários múltiplos no iPad

Se a Apple quer disputar de verdade no mundo dos tablets, deve permitir de forma imediata que os usuários diferentes possam utilizar o mesmo iPad com a garantia de privacidade, ou que possa proteger o dispositivo quando as crianças da casa o utilizam. A concorrência já integra tal função há tempos.

O que é muito improvável que eles apresentem

ios8-10

Os widgets

A nova central de notificações nos permitiu ter acesso mais rápido a algumas funções, mas não podemos deixar de imaginar sobre como poderia ser mais eficiente. Poder ver as mensagens do Twitter, mensagens SMS ou previsão do tempo sem precisar trocar de aplicativo. É provável que a tela iniciar seja pedir demais, mas o iOS tem muito espaço para a inserção de widgets, caso o usuário assim deseje.

ios8-11

Buscas em profundidade

O Spotlight destaca apenas na exibição de onde estão localizados os aplicativos, mas não o que cada um deles tem dentro. No OS X, o Spotlight é muito mais eficiente ao localizar documentos. Seria ótimo poder contar com as mesmas funcionalidades no iOS 8.

ios8-12

Maior controle na central de controle

A central de controle é uma função muito bem vinda no iOS 7, mas até que não possamos personalizar essa central, a Apple apenas estará arranhando a superfície de seu potencial. Poder definir quais são os acessos diretos que queremos nessa área, ou mudar os aplicativos padrão por outros que realmente usemos.