ios-7-600x451

Agora é oficial. O iOS 7 foi apresentado ao mundo na WWDC 2013, confirmando os rumores envolvendo uma nova (e finalmente renovada) versão do sistema operacional móvel da Apple.

Simples. É assim que Tim Cook descreveu a sétima versão do iOS, uma atualização que se destaca principalmente pela nova roupagem, desde a tela iniciar até nos aplicativos clássicos do sistema, como previsão de tempo, bússola, iTunes, entre outros. Por exemplo, no app de previsão do tempo, agora é possível ver efeitos climáticos no fundo em forma de animação, podendo mostrar todas as localidades salvas ao mesmo tempo, e cada uma com sua animação correspondente.

ios-7-740x416

No aplicativo de mensagens, a interface mostra uma mudança mais agressiva, com um visual mais limpo e ordenado. Os globos de conversação seguem presentes, mas agora se apresentam com cores lisas e sem nenhum tipo de degradê.

Novas funções também foram incorporadas  no iOS 7, como por exemplo, a Control Center, que oferece um acesso direto (exibido pela parte inferior da tela), onde será possível ativar e desativar funções básicas do smartphone, como por exemplo a conexão sem fio, modo avião, ajuste de brilho, bloqueio de rotação de tela… ou seja, aquilo que quem já tinha o iDevice com Jailbreak (Cydia) contava a anos, e que a Apple só agora resolveu colocar (até porque o Android já tem isso desde sempre).

A seguir, listamos as principais novidades da nova versão do sistema operacional móvel da Apple.

 

Reformulação visual

ku-xlarge

O novo iOS 7 foi completamente refinado. A Apple promoveu mudanças em diferentes níveis, desde os novos ícones, que são mais coloridos e planos, até nos aplicativos nativos. Com tudo isso, a experiência de uso não é afetada de um modo geral, mas a experiência visual foi radicalmente modificada.

A nova interface de usuário foi feito para ser mais útil e divertida, tanto nos segmentos de design como na sua engenharia. Jony Ive prometeu um “novo começo” para o iOS, e cumpriu isso. O iOS 7 já divide opiniões, mas jamais podemos dizer que “não mudou nada”, como aconteceu nos anos anteriores. E essa mudança atingiu vários níveis do sistema.

parallax-ios7

A nova tela inicial utiliza recursos do acelerômetro para implementar os efeitos visuais, com um efeito com “estilo 3D”, que modifica o plano de visualização da imagem de fundo de acordo com o movimento do dispositivo. Tudo bem, pode ser um recurso meio bobo e infantil, mas é bom lembrar que, por causa desse recurso, finalmente os usuários do iOS passam a receber planos de fundo personalizados na área de trabalho dos seus dispositivos.

 

 

Control Center

Screen-Shot-2013-06-10-at-10.50.31-PM

Aquilo que você usava no seu smartphone com Jailbreak, ou no seu smartphone Android, finalmente está presente no iOS. O Control Center oferece acesso aos principais recursos de rede do seu dispositivo, permitindo que você ative ou desative os recursos de forma rápida e simples.

Com o Control Center, os usuários podem acessar o Modo Avião, WiFi, Bluetooth, Modo Noturo e bloqueio de rotação de tela em uma barra posicionada na parte inferior do iPhone. Ajuste de brilho e player musical também podem ser acessados a partir dessa aba, assim como o AirDrop e o AirPlay (esses últimos apenas no iPhone 5).

Para acionar o recurso, basta você deslizar o dedo de baixo para cima na tela do dispositivo. Mas, atenção: o multitarefa segue em um comando em separado (sendo acionado ainda com os dois cliques no botão físico Home).

 

iTunes Radio

itunes-radio

A Apple anunciou o lançamento oficial do iTunes Radio (e não do iRadio, como era especulado0 durante o keynote de abertura da WWDC 2013. O serviço faz parte do aplicativo de música do iOS 7, e oferece acesso rápido às estações de rádio, utilizando as músicas de sua biblioteca musical.

Alguns artistas já contam com os seus próprios canais pré-definidos, mas é possível modificar as estações por meio das seleções de suas faixas ou artistas favoritos. Você pode marcar com uma estrela as musicas que você mais gosta, e o sistema vai enviando as sugestões para a rádio, de acordo com o seu gosto musical. O sistema ainda inclui um histórico, que permite o acesso às estações que você já ouviu.

O recurso é gratuito para todos que possuam uma conta na iTunes, porém, para os assinantes da iTunes Match, ele é oferecido em modo ad-free (livre de propagandas). É compatível com o iPhone, iPod touch, iPad, Apple TV e computadores.

 

Nova Central de Notificações

ios-7-interface-02

O iOS 6 e versões anteriores permitiam a visualização de notificações na tela bloqueada, mas você não podia fazer nada além de olhar o que acabou de chegar. No iOS 7, você pode gerenciar essas notificações, mesmo que a tela esteja bloqueada, permitindo que você acesse o aplicativo em questão, ou responda uma chamada ou mensagem rapidamente.

Essa central de notificações também foi repaginada, mostrando o item “Hoje”, para que você veja os eventos daquele dia (calendário, notificações, alertas, chamadas, previsão do tempo, etc). A forma de desbloquear a tela do dispositivo também foi alterada, e agora, você desliza a seta de desbloqueio para cima, e não para a direita.

A área de notificações também conta com as abas “Todos” e “Perdidos”, para que você possa escolher qual o agrupamento de notificações quer ver.

 

Siri

O Siri, assistente pessoal inteligente da Apple também foi atualizado no iOS 7. Novos gráficos, nova voz, um sotaque mais humano, maiores níveis de interação e suporte para mais recursos.

Para o inglês, você pode escolher novas vozes em masculino e feminino, além de novas opções de vozes para os idiomas francês e alemão. O Siri também passa a mostrar buscas no Bing, links do Twitter, buscar resultados em textos do Wikipedia, e uma interface que facilita a leitura de informações. O Siri também pode mostrar resultados de buscas de imagens, em forma de galerias com as miniaturas das fotos.

E, antes que você me pergunte… não. Até o momento, o Siri não compreende o Português do Brasil (apenas o Português de Portugal, o pá!).

 

Safari

Screen-Shot-2013-06-10-at-11.05.53-PM

O Safari para o iOS 7 agora inclui acesso rápido aos links compartilhados na timeline do Twitter, uma melhor integração com as redes sociais e fácil acesso ao Shared Links. Mas um dos recursos mais interessantes do novo navegador mobile do iOS é o iCloud Keychain, que armazena as suas senhas na nuvem em uma área segura, e busca essas informações quando você mais necessitar delas.

Por exemplo, se você vai fazer uma compra a partir do seu smartphone, os seus dados de login já estarão disponíveis. Você pode inclusive criar uma nova conta em um site através do Safari, e o próprio iCloud Keychain pode gerar uma senha para você.

As novas abas apresentadas em cascata contam com uma animação especial, e agora você pode utilizar mais de oito abas abertas no navegador, além de utilizar gestos para avançar e retroceder entre as abas. O controle dos pais foi implementado, e no futuro ele será integrado ao Safari presente no novo sistema operacional para desktops, o OS X Mavericks. Tudo isso está disponível com uma nova experiência visual mais limpa, minimalista e com a tela completa.

 

Câmera e Fotos

Screen-Shot-2013-06-10-at-11.01.37-PM

O novo aplicativo de câmera traz como principal novidade… os filtros! Com a popularidade do Instagram, e o desejo dos usuários personalizarem suas fotos, só agora a Apple decide colocar os filtros entre seus recursos disponíveis aos usuários. Com isso, a empresa satisfaz o desejo de sua base de usuários. Além disso, uma nova forma de navegar pelas fotos foi apresentada, dividindo essas fotos por grupos.

O usuário pode agora dividir as fotos em temas e categorias, como por exemplo Momentos, Coleções e Anos. Exibidas em miniaturas, a navegação também será facilitada, uma vez que um sistema de marcação será adotada nas imagens, onde o iOS 7 poderá buscar e identificar as fotos de forma mais rápida, buscando esses dados marcados.

Em resumo: o usuário do iOS 7 vai ter uma timeline de fotos da sua vida diretamente no seu smartphone, tablet ou player multimídia.

 

AirDrop

Screen-Shot-2013-06-10-at-11.22.53-PM

O AirDrop vai permitir o compartilhamento de conteúdos entre iPhones de forma sem fio. Na demonstração feita hoje, foi possível ver como podemos enviar uma foto de um smartphone para outro, mas não foi revelado quais os tipos de conteúdos você poderá compartilhar. Por enquanto, essa função é exclusiva do iPhone 5.

aghawe

O iOS 7 é compatível com os seguintes modelos:

  • iPhone 4 ou superior
  • iPad 2 ou superior
  • iPod Touch de quinta geração ou superior

Seu lançamento está previsto para o outono no hemisfério norte (a partir de agosto/setembro), que é quando é esperado o lançamento de novos dispositivos da Apple (iPhone/iPad).

ahw hwwe awegawe