Durante a apresentação oficial do iPhone 5, foi anunciado que o lançamento do iOS 6, a nova versão do sistema operacional móvel da Apple, vai acontecer no dia 19 de setembro, confirmando também as principais características do sistema já apresentadas durante a WWDC 2012. Abaixo, vamos revisar essas características.

Mail

O aplicativo de e-mail padrão do iPhone foi redesenhado visualmente, para garantir ao usuário uma leitura e redação de mensagens uma tarefa mais prática e fácil, agregando inclusive a capacidade de exibir uma lista de contatos VIP, para que você nunca mais perca os e-mails dos seus contatos mais importantes. O novo aplicativo também incorpora a capacidade de atualizar a lista de mensagens com um simples arrastar com o dedo na tela para baixo, no estilo swipe down, algo que vem sendo muito utilizado pelos principais aplicativos móveis de diferentes modalidades.

Um Safari melhorado

A principal melhoria do Safari é a sua integração com o iCloud, permitindo que os usuários mantenham as suas abas de navegação e listas de favoritos totalmente sincronizada entre os dispositivos Apple (iPhone, iPod Touch, iPad e iMac), tal como o Google já faz com o Google Chrome. Outra novidade do Safari é que ele passa a incorporar o recurso de salvar páginas da web para uma leitura posterior, inclusive no modo offline. Outras mudanças menores também foram implantadas, como a possibilidade de fazer zoom nos sites web em modo paisagem, com um simpels toque na tela em um botão “full-screen”, para que você possa maximizar a página de forma adequada, para uma leitura mais agradável.

Passbook

O Passbook é uma espécie de sistema de pagamentos para dispositivos iOS, que pode ser usado para armazenar cartões de embarque, ingressos de cinema, cupons de desconto, entradas em concertos musicais, ingressos de estádio de futebol, entre outros serviços que envolvem produtos de consumo e seus respectivos pagamentos. Ou seja, você pode pagar todos esses serviços através de um smartphone iOS. É um serviço parecido com o Google Wallet, mas com a capacidade adicional de que o bem eletrônico é exibido automaticamente na tela do seu iPhone, no momento em que precisamos dele. É um dos recursos que, estranhamente, não foram mencionados durante a apresentação de ontem.

Fotos em “streaming” compartilhadas

A partir de agora, você pode compartilhar as fotos que você quiser, somente com as pessoas que você quiser. Se quem recebe as fotos possui uma conta no iCloud e está com o iOS 6 instalado em seu dispositivo, ou ainda conta com o Mac OS Mountain Lion em seu computador, vai receber as fotos diretamente no seu aplicativo iPhoto. A melhor parte é que as fotos compartilhadas não ocupam espaço da sua conta do iCloud.

Siri melhorado (mas ainda não entende o português… #sad)

Depois do seu lançamento inicial, o Siri começou a evoluir de forma considerável. Agora, ele entende mais idiomas (porém, ainda é burro – ou burra – para entender o português), funciona em mais países (no Brasil também não funciona) e finalmente está disponível para o iPad 2. De forma adicional, o Siri agora pode também gerenciar informações sobre esportes (jogadores, equipes, resultados ao vivo, etc), informações do mundo do cinema (atores, trailers e diretores, no estilo do IMDB) e até pode fazer reservas em restaurantes, ao se integrar com o OpenTable.

Novo aplicativo de mapas

Uma das mudanças mais incisivas do iOS 6 é a incorporação de sua própria solução de mapas no sistema, deixando de lado a opção do Google Maps. Este aplicativo está baseado em mapas vetoriais, fazendo com que os textos e gráficos sejam mais detalhados, independente do nível de zoom aplicado na tela. O Mapas da Apple conta também com integração por voz com o Siri, indicações no modo turn-by-turn visuais e por voz, e atualizações do tráfego em tempo real. Por fim, o aplicativo mostra mapas em 3D e possui integração com o Yelp, para obter informações por geolocalização.

Integração com o Facebook

O iOS 5 já possui integração com o Facebook, mas no iOS 6, essa integração é muito maior, com as funções da rede de Mark Zuckerberg sendo mais presente nos aplicativos (incluindo a Apple Store), onde podemos dar um “curtir” nos nossos aplicativos preferidos.

Quem vai poder usar?

O iOS 6 é compatível com os seguintes dispositivos (alguns deles com recursos limitados): iPhone 3GS, iPhone 4, iPhone 4S, iPhone 5, iPad 2, iPad 3 e iPod Touch a partir da quarta geração.

Via Gizmologia