iOS 10

A Apple apresentou durante o keynote inaugural da WWDC 2016 o iOS 10, nova versão do seu sistema operacional móvel. Desse modo, antecipou as novidades que os usuários do iPhone receberão de forma gratuita até o final de 2016.

O iOS 10 chegará ao mercado com importantes novidades na interface do sistema operacional e em algumas funcionalidades. Nesse post, temos as principais características ou melhorias antecipadas pela Apple.

iOS 10-02

O acesso à informação acontece de forma mais direta no iOS 10. As notificações são mais atraentes, com mais informações, visualmente mais potentes e com interações diretas especialmente pensadas no 3D Touch, que ganha mais relevância. Na tela de bloqueio, teremos widgets e novidades na central de controle.

iOS 10-03

O Siri será mais útil no iOS 10, uma vez que a Apple abriu o seu API para terceiros, ainda que centrado em mensagens, aplicativos esportivos, pagamentos, buscas e outros recursos.

iOS 10-04

O Quicktype é a novidade relacionada ao teclado do iOS 10. Atua em sintonia com o Siri e além das típicas sugestões de texto ou troca de idiomas do teclado de forma automática, o Siri será o encarregado de oferecer informações relacionadas, que podem se encaixar com nossas respostas, como contatos ou agendamentos no calendário.

iOS 10-05

O aplicativo Fotos recupera seu protagonismo, e duas das novidades mais interessantes estão relacionadas com a busca, mais completa em seus filtros, assim como o modo de reconhecimento de faces. Também está mais potente o reconhecimento de objetos e cenas para as buscas. Foi adicionada a função Memories, onde é possível montar álbuns de fotos que o iPhone agrupa sozinho.

iOS 10--06

O Apple Maps melhorou a sua função de realizar reservas em restaurantes ou em serviços diretamente do aplicativo. Foi reformulado, incluindo a versão para CarPlay, com melhores indicações durante a direção, zoom automático e mais detalhes personalizados. Além disso, o Maps vai se adaptando ao nosso uso, e adiciona alertas de tráfico em regiões compatíveis.

iOS 10-07

O Home é um novo aplicativo do iOS 10, destinado ao controle dos dispositivos compatíveis com o HomeKit, inclusive usando o Siri por meios de comandos e instruções mais intuitivas.

iOS 10-08

O aplicativo de Mensagens segue exclusivo do iOS, mas oferece a possibilidade de incluir alertas e lembretes, mais formatos de mensagens com vídeos e imagens, respostas rápidas e conexão direta com outros serviços e aplicativos.

Por fim, temos a lista de dispositivos compatíveis com o iOS 10. O destaque é a saída de dispositivos como iPhone 4s, iPad mini e iPad 2, após cinco anos de suporte:

iPhone 5
iPhone 5c
iPhone 5s
iPhone SE
iPhone 6
iPhone 6 Plus
iPhone 6s
iPhone 6s Plus
iPad 3
iPad 4
iPad Air
iPad Air 2
iPad Pro
iPad Mini 2
iPad Mini 3
iPad Mini 4