Segundo levantamento da TELEBRASIL – Associação Brasileira de Telecomunicações – no mês de janeiro, a oferta de serviços de internet alcançou 88% dos municípios brasileiros, ou 4.897 cidades. A concentração total de pessoas nesses municípios é de 185 milhões habitantes, ou 96% da população total brasileira.

Segundo o estudo, os acessos de internet em banda larga fixa e móvel chegaram a 36,1 milhões no mês de janeiro, o que mostra em crescimento de 53%, se comparado ao mesmo período no ano passado. São aproximadamente 24 novas instalações de pontos de internet (nas residências ou em telefones), o que resulta em 12,4 milhões de novos acessos nesse período. O aumento de acessos por modems 3G e telefones com 3G foi de 85%.

O estudo ainda mostra o cenário da concorrência entre as operadoras. No Brasil, 1.551 municípios contam com pelo menos duas prestadoras de acesso à internet em alta velocidade, e dessas, 1.035 cidades tem menos de 50 mil habitantes. Entre os 510 municípios dos grandes centros, que concentram 60% da população brasileira, há pelo menos três prestadoras de serviços, e em 174 municípios, que concentram 86 milhões de habitantes, pelo menos 5 prestadoras oferecem seus serviços.

via AdNews