malware

O The Malware Museum é mantido pela organização sem fins lucrativos Internet Archive, conhecida pela sua missão de preservação de arquivos públicos digitalizados. O site recompila diversas mostras de malware clássico ou vírus de um modo geral, que foram distribuídos ao longo das décadas de 1980 e 1990, com computadores pessoais como alvo, ou seja, vírus do MS-DOS que muitos dos leitores se lembram.

Nomes como Frodo, Elvira, Flame e Casino são citados em uma longa lista de programas maliciosos, que aprontaram das suas quando a Internet ainda estava distante do grande público, se difundindo através de disquetes. Porém, vale observar que esse tipo de malware, diferente dos atuais, não buscavam prejudicar financeiramente suas vítimas ou roubar contas online, mas sim gerar brincadeiras mais pesadas do que prejudiciais. Porém, quando as técnicas foram avançando, esses softwares foram se tornando muito destrutivos.

O museu do malware é composto por 65 itens em exposição, e com o passar do tempo essa coleção vai aumentar. Falamos aqui de softwares do passado, e o Internet Archive decidiu colocar tudo em galeria, apresentando informações sobre cada item, com a possibilidade de baixar todos os arquivos para testes domésticos. Bom, tudo pode ser melhor aproveitado com um emulador livre para o MS-DOS, o DOSBox.