Não faz muito tempo que falamos aqui no TargetHD sobre a possibilidade da Microsoft ter que trocar o nome de sua interface Metro, e a própria Microsoft se pronunciou sobre o assunto, falando que precisava usar uma nomenclatura que “aproximasse o conceito do consumidor”, mas na verdade, o problema seria uma suposta briga pelos direitos do uso da palavra contra a empresa alemã Metro AG. Pois bem, aquela que antes era conhecida como “Metro” agora vai receber o nome de “interface Windows 8” ou, simplesmente, “Windows 8”.

Quem traz a informação é Mary Jo Foley, do ZDNet, que já é conhecida no meio da imprensa tecnológica dos Estados Unidos por ter fontes muito boas dentro da Microsoft. E segundo suas fontes, tudo o que está relacionado à interface, e que antes usava essa denominação, passa a se referir ao nome da versão do sistema operacional e nada mais.

A propaganda do ThinkPad Tablet 2 da Lenovo já apresenta essa mudança, uma vez que eles citam “desktop and Windows 8 apps”, sem nenhuma referência ao sistema Metro na propaganda. Particularmente, se isso acontecer, é uma pena. O nome Metro é muito melhor, e se encaixava bem na ideia de colocar “um quadrado atrás do outro”, assim como os vagões do metrô. Mas em um mundo onde todo mundo a batalha das patentes e direitos autorais é voraz, é melhor evitar problemas.

Mas que Metro era um nome muito melhor… isso era.

Via ZDNet