A Intel Brasil organiza durante o primeiro dia da 12ª edição do Fórum Internacional de Software Livre (FISL 12) o “MeeGo Day” – um dia inteiro de atividades voltadas para o desenvolvimento e a comercialização de softwares. O “MeeGo Day” tem como objetivo preparar o desenvolvedor brasileiro para as crescentes oportunidades nos mercados nacional e internacional de softwares. Por meio de uma série de palestras e atividades, a Intel pretende abrir um leque de oportunidades para os profissionais brasileiros que buscam a inovação em software.

“Com milhões de novos softwares sendo baixados a partir de diversas lojas de aplicativos todos os dias ao redor do mundo, não poderia haver um cenário melhor para os desenvolvedores” explica Omar Toral, Diretor de Habilitação de Software da Intel para a América Latina. “Queremos mostrar para os desenvolvedores locais quais são as oportunidades e como a Intel pode ser uma parceira em todo o processo, do desenvolvimento ao marketing de produtos.”

Omar Toral abrirá o “MeeGo Day” com uma palestra que visa ajudar os profissionais nacionais a entender e participar do crescente mercado global de software por meio da Intel AppUp, a loja de aplicativos da Intel. A palestra abordará ainda as dezenas de ferramentas que a Intel disponibiliza para seus parceiros do Intel Software Partner Program, que vão de ferramentas de desenvolvimento a kits de marketing.

James Beasley, Diretor Mundial de Desenvolvimento de Negócios de Software para Plataforma Atom, falará sobre o futuro da indústria de software em um cenário de bilhões de novos dispositivos conectados ao redor do mundo, com o software de código aberto tomando uma posição vital no desenvolvimento deste cenário. O executivo apresentará a plataforma “MeeGo” e suas principais vantagens para os desenvolvedores.

Alan Markhan, Gerente de Alianças e Ecossistema da Intel Brasil, comentará as oportunidades no ambiente educacional e as mais novas tendências no uso de tecnologia na educação para disseminar as habilidades do século XXI, um mercado em franca expansão com a crescente adoção de computadores nas salas de aula. A Intel compartilhará de suas novas ferramentas, desenvolvidas e promovidas, para estimular a educação com tecnologia, demonstrando como esta nova demanda esta gerando oportunidades para os desenvolvedores de tecnologia e de software. Serão abordadas novas tendências e necessidades da educação, com a finalidade de promover o desenvolvimento local de aplicações e conteúdos educacionais que maximizem a experiência nas salas de aula e sejam de fácil adoção por parte de professores e alunos.

Rubem Saldanha, Gerente de Educação da Intel Brasil, falará sobre empreendedorismo e quais as necessidades para se iniciar uma startup de base tecnológica. Voltada para os profissionais que desejam começar um negócio próprio e lucrativo, a palestra traz dicas de postura, relacionamento e formas de organização do trabalho.

O “MeeGo Day” contará ainda com palestras e workshops voltados ao desenvolvimento de aplicativos e a formação de profissionais do software. “Queremos oferecer aos participantes do ‘MeeGo Day’ um pacote completo de informações e ferramentas para que ele possa desenvolver-se profissionalmente e alcançar o sucesso em um mercado que cresce a passos largos no mundo todo.”, concluiu Toral.

Serviço:
FISL 12

Local: Centro de Eventos PUCRS – Av. Ipiranga, 6681 –  Porto Alegre

Data: 29 de Junho a 02 de Julho de 2011, das 09h as 18h

 

Programação “MeeGo Day”: 29 de Junho

 

Palestras:

09h – 10h – Metasys MeeGo 1.2 – Nova geração de distribuição educacional

         Linux para Tablets

Palestrante: Leonardo da Mata, Metasys

Sala: 41-B fisl 2

 

10h – 11h – AppUp Center – Oportunidades para vender ao redor do mundo

Palestrante: Omar Toral, Intel

Sala: 40-T fisl 8

 

11h – 12h – Intel Learning Education – Ambiente e possibilidades

Palestrante: Alan Markhan, Intel

Sala: Prédio 11 – Auditório

 

12h – 13h – Compute Continuum – Tecnologias que agregam valor

Palestrante: James A. Beasley, Intel

Sala: Prédio 11 – Auditório

 

13h – 14h – vPro & Meego: Criando pontes entre o netbook e a

        Administração da Nuvem

Palestrante: Jose Damico, InfoServer

Sala: 41-B fisl 2

 

14h – 15h – Academia Intel – Empreendedorismo

Palestrante: Rubem Saldanha, Intel

Sala: 41-F fisl 6

 

15h – 16h – Qt Quick 2.0

Palestrante: Leo Cunha, Qt – Nokia

Sala: 41-B fisl 2

 

16h – 17h – Aplicações MeeGo usando QtCreator e SDK

 

Palestrante: Hélio Castro, Qt – Nokia

Sala: 41-B fisl 2

 
   

17h – 18h – Evangelist for Linux Community MeeGo

Palestrante: rodrigo Vivi, Collabora

Sala: 41-A fisl 1

 

Workshops:

 

09h – 12h – Desenvolvendo aplicações para MeeGo com o Qt Creator

Palestrante: Qt Office

Sala: Prédio 40 – Sala 701

 

15h – 18h – Desenvolvendo de aplicações para MeeGo com SDK

Palestrante: Metasys

Sala: Prédio 40 – Sala 701

 via assessoria de imprensa