650_1000_haswell-intel-tablets

A Intel quer oferecer novas possibilidades com um novo chip gráfico, que permitirá obter um desempenho gráfico notável, com um menor consumo de bateria. Divya Kolar, membro da equipe de engenheiros que estão desenvolvendo este chip, explica que “estes núcleos gráficos incorporam várias características novas, que permitem melhorar a eficiência energética em 40%”.

Isso permitirá uma maior autonomia de bateria com o mesmo desempenho que já temos hoje, ou ainda um desempenho maior em momentos pontuais. Não foram dados maiores detalhes sobre o projeto, mas a Intel já demonstrou no ano passado a sua CPU com tecnologia Near-Treshold Voltage (NTV), que permite que o processador funcione com níveis de voltagem muito baixos. De fato, esta CPU pode funcionar a uma velocidade de 3 MHz com uma voltagem de 280 mV, e apenas 1.2 V ao aumentar a sua frequência de clock a 1 GHz. Agora, é esperado que tal capacidade seja incorporada aos chips gráficos.

Um protótipo desse novo chip gráfico será demonstrado na Solid State Circuits Conference, que acontece nessa semana em San Francisco. O projeto não tem data para chegar ao mercado.

Via PCWorld