4th_Generation_Intel_Core_Quad_Core_Hero_HR1

A Intel apresentou de forma oficial durante o seu keynote na Computex 2013 em Taipei a quarta geração de seus processadores, conhecida pelo nome Intel Haswell. A nova geração se caracteriza por ter um desempenho otimizado, uma maior autonomia de bateria e a possibilidade de novos dispositivos com conceitos revolucionários.

A nova família de processadores da Intel marcará o começo da chegada nos próximos meses de uma série de novos dispositivos (que já são conhecidos na própria Computex – veja os últimos posts do evento no TargetHD), em sua maioria com o sistema Windows 8. As melhorias nos gráficos, desempenho computacional e consumo energético resultarão em novas oportunidades nos diversos sistemas inteligentes do mercado.

Esta nova plataforma é perfeita para dispositivos de alto desempenho com baixo consumo de energia, para servidores de áreas industriais ou na área de monitoria médica. Mas isso não quer dizer que dispositivos mais acessíveis aos usuários tradicionais (notebooks, ultrabooks, smartphones e tablets) não vão se beneficiar do Intel Haswell. Muito pelo contrário.

Os consumidores serão capazes de experimentar um desempenho até duas vezes mais potente nos dispositivos com Intel Haswell, permitindo que o sistema operacional se inicie até oito vezes mais rápido, além de permitir a edição e compartilhamento de vídeos em alta definição até 20 vezes mais rápido. Como essa nova plataforma elimina a necessidade de utilizar ventiladores, os fabricantes de dispositivos poderão adotar designs mais revolucionários, com produtos ainda mais finos e elegantes.

int_brand_552_3Side_Conv

Os gráficos que essa nova geração de processadores Intel Haswell vão oferecer são mais ricos. Com grandes melhorias no conteúdo interativo em 3D ou HD, os novos processadores oferecem soluções visuais altamente potentes. Sem a necessidade de contar necessariamente com uma placa gráfica como principal responsável pelas imagens reproduzidas, as funções gráficas integradas oferecem uma melhor capacidade para decodificar ou codificar sequências de vídeo simultâneas. Além disso, a nova plataforma é capaz de suportar até três telas com atividades 100% independentes.

Por fim, os quesitos segurança e gestão de tecnologia. A quarta geração de processadores conta com sistemas de encriptação de dados de forma mais rápida, para garantir que as informações mais importantes dos usuários fiquem em segurança. Todos os novos ultrabooks com esses novos processadores contarão com as tecnologias Intel IPT e o sistema anti-furto Intel AT.

int_brand_544_AIO_game

Dentro da nova família de processadores da Intel, nos deparamos com a U Series, os processadores com mais baixo consumo energético entre todos os anunciados. Esta série conta com um chip de 15 watts TDP, que permitirá aos fabricantes de dispositivos criarem produtos mais leves, finos e, por tabela, elegantes. Esta série vai chegar ao mercado no final de 2013, e também está orientada aos equipamentos com telas menores para âmbitos profissionais específicos, como em áreas industriais departamentos de polícia, bombeiros ou equipamentos médicos.