A Intel revelou duas novidades importantes na sua coletiva de imprensa realizada na CES 2013. Começamos pelo anúncio oficial da nova plataforma para dispositivos móveis, a Lexington (Z2420). Essa plataforma está destinada para smartphones que serão comercializados nos mercados emergentes ou em desenvolvimento.

O primeiro processador dessa nova família vai funcionar a uma velocidade de 1.2 GHz, e vai contar com o sistema hyper-therading, além de suporte para sensores entre 1.3 a 5 megapixels, para fotos mais básicas. Entre outras opções, a Intel fala de suporte para vídeos a 1080p a 30 FPS, além de acesso a cartões microSD, dual SIMs (com modo de espera), rádio FM e streaming WiDi. O chip poderá estar presente em dispositivos compatíveis com as redes HSPA+, e os primeiros dispositivos usando o Lexington serão de fabricantes como Acer, Safaricom e Lava.

A segunda novidade da Intel na CES 20103 foi o anúncio do lançamento da quarta geração de processadores de baixo consumo, a Haswell. Reduzindo a sua marca atual para os 10W, esta nova geração da série Intel Core – de disponibilidade incerta até o momento – promete oferecer ao mercado equipamentos mais finos e leves, mas com uma autonomia de bateria cada vez maior.

Nas palavras da Intel, se trata do maior salto na duração da bateria em relação à geração anterior na história da empresa. Só isso.

Via Engadget (Lexinton e Haswell)