windows-95-no-apple-watch

Convenhamos, não há muito sentido práticos nisso aqui. Porém, é curioso. Especialmente no caso do Windows 95, que é muito pouco manejável em uma tela tão pequena. Enfim… aqui está: o Windows 95 instalado no Apple Watch.

Nick Lee, da Tendigi Insights, foi capaz de instalar o lendário sistema operacional dentro do Apple Watch. A teoria diz que o smartwatch tem hardware de sobra para isso: processador de 520 MHz (25 vezes mais potente que um 386), 512 MB de RAM e 8 GB de armazenamento. Logo… por que não tentar?

É claro que pedir para ele funcionar perfeitamente é pedir demais. O sistema operacional leva uma hora para inicializar e sua interatividade é nula com a interface de usuário, onde os elementos são minúsculos. De qualquer forma, o Windows 95 está lá, funcionando. Obviamente, essa não foi uma tarefa fácil para Lee. O Apple Watch não possui uma porta aberta para carregar novos sistemas operacionais, e a forma adotada por ele foi transformar o sistema em um aplicativo. Seu blog revela mais detalhes do processo.

Outro fator complicador está na insistência que o relógio tem em desligar a tela quando nada acontece nela. O desenvolvedor criou um sistema motorizado que constantemente gira a coroa do relógio.

windows-95-no-apple-watch-02

Não é a primeira vez que vemos um relógio inteligente recebendo outro software. Dois exemplos clássicos são o Doom ou o Mac OS 7.5.5 no mesmo Apple Watch. O primeiro até tem um pouco de sentido, já que vimos o jogo rodar em calculadoras, smartphones, e até um Doom dentro de um outro Doom.

Vídeo do Windows 95 rodando no Apple Watch a seguir.