iOS-9-iPhone-4s

O iOS 9 foi liberado, e muitos usuários ficaram com uma pergunta na cabeça: instalar ou não a nova versão do iOS em um iPhone 4s?

Muita gente decidiu correr o risco e instalar o iOS 9 no iPhone lançado há quatro gerações. Muitos ficaram estacionados no iOS 7.1.2 por muito tempo, já que o iOS 8 não atendia às expectativas (apesar de não ser tão ruim como pintaram na maioria dos casos). Muitos usuários perderam uma atualização importante sem motivos reais, e os problemas nesse caso eram bem menores do que aqueles que muitos usuários Android enfrentam até hoje com a falta de atualizações.

No final das contas, para quem estava atrasado em uma atualização do iOS, as primeiras impressões são positivas. Não recupera toda a fluidez presente no iOS 7, mas também não prejudica de forma visível a experiência de uso, principalmente se com parado com o iOS 8.4.1, versão que muitos usuários reclamaram por ‘matar’ a experiência de uso no iPhone 4s. Logo, podemos esperar alguma margem de melhora nesse aspecto.

Obviamente, o iOS 9 no iPhone 4s possui as suas carências e pontos a melhorar, mas mantendo uma experiência global razoável. Dito isso, vai depender de cada usuário e de suas necessidades a decisão em instalar ou não a versão em um smartphone já considerado velho e oficialmente descontinuado. Hoje, o iOS 7.1.2 ainda é suficiente para a maioria dos usuários, mas de um modo geral, e vendo o resultado final da última versão, é possível dizer que tentar o update não é uma má ideia.