instagram-smartphone

Caleb Benn, um jovem de 17 anos de idade, criou um aplicativo específico para o sistema OS X para envio de fotos para o Instagram em um desktop, sem se limitar ao smartphone ou tablet. Porém, o Facebook não gostou muito da história.

Depois de uns dias na loja da Apple, e aproximadamente US$ 6 mil de lucros (aproximadamente 1.700 unidades vendidas a US$ 4.99 cada), Caleb recebeu um e-mail exigindo que a atividade do aplicativo fosse encerrada, por conta de um uso indevido da API do Instagram, que tem uma parte privada, que só pode ser utilizada de forma oficial pelo próprio Instagram, ou com a sua expressa permissão.

Tudo indica que Caleb utilizou a engenharia reversa para acessar essas APIs que implementam a função de envio de imagens para o Instagram. Algo que vai contra os termos de uso do serviço.

share-to-instagram

Resultado: o Uploader for Instagram foi retirado das lojas de aplicativos (ou pelo menos ele não é listado). Caleb conseguiu ganhar uma grana, mas o Facebook continua com a sua política de impedir que outros desenvolvedores utilizem os seus serviços. E não é a primeira vez que isso acontece.

 

Como enviar imagens para o Instagram a partir do seu computador?

Muitos já tentaram isso, mas o fato é que não pode ser feito. Não por não existir uma técnica para fazê-lo, mas pelo simples fato que enviar uma imagem para o Instagram implica o uso dessa parte da API que é privada, e que o Facebook prefere manter para o seu uso próprio.

Mas sempre existem alguns ‘truques’ para se obter algo parecido. Por exemplo, o Latergramme permite o gerenciamento de uma ou várias contas do Instagram, incluindo a publicação de novas fotos ou agendar postagens de fotos. Para isso, eles usam um aplicativo que atua como intermediário, disponível para iOS ou Android, e que se comunica com o app oficial do Instagram, que realiza o processo de envio. Não é algo tão direto, e é preciso dar uma pequena ‘volta’. Mas funciona.

Também existe a possibilidade de instalar aplicativos Android no Google Chrome, incluindo o próprio Instagram. Essa parece ser a forma mais segura de, utilizando o app oficial, enviar as imagens do seu computador sem maiores complicações.

Via ArsTechnica