Daniel Gray, criador do Instance (aplicativo para Windows Phone que permite o envio de fotos para o Instagram, utilizando a API da rede social de fotos), alerta em sua conta no Twitter que constatou que todas as suas imagens publicadas pelo seu aplicativo simplesmente desapareceram “misteriosamente” de sua conta do Instagram, minutos depois de serem enviadas.

Na opinião de Daniel, isso confirmaria a teoria que o Facebook está por trás de todas aquelas publicações realizadas a partir de aplicativos de terceiros, e levando em conta que o próprio Facebook exigiu a mudança do nome Itsdagram para Instance, fica muito claro que, no mínimo, Mark Zuckerberg e sua turma está fazendo um pente fino nas soluções alternativas, que até então não deixavam os usuários do Windows Phone órfãos do Instagram.

O que pensar sobre esse movimento?

Uma das teorias é que o aplicativo oficial do Instagram para Windows Phone está mesmo a caminho, com um lançamento iminente, e que Zuckerberg quer fazer uma espécie de “limpa trilhos” nos aplicativos alternativos. E precisa ser isso. Eu já disse isso antes, e vou repetir: eles não podem perder a oportunidade de obter esse marketing positivo com as ótimas câmeras dos smartphones Nokia Lumia.

Se não for essa possibilidade, só pode ser por algum rancor reprimido de Zuckerberg, que quer fazer com que os usuários com Windows Phone sofram a troco de nada. Como não imagino que ele queira perder dinheiro, descarto essa possibilidade.

Seja como for, não é o movimento mais inteligente sair apagando as fotos publicadas por outros aplicativos. Vamos acompanhar os próximos acontecimentos e, principalmente, observar como os usuários do Instance vão reagir à essa postura do Facebook.

Via The Verge, @danielgray