instawaze

A interminável espera chegou ao fim.  A Microsoft finalmente conseguiu adicionar ao seu catálogo de aplicativos para o Windows Phone dois dos mais importantes recursos do mundo da mobilidade atual: o Instagram e o Waze. Os dois apps estarão disponíveis na Windows Phone Store a partir de hoje (20).

Vale a pena destacar que o Instagram para o Windows Phone fará uso das Live Tiles do sistema operacional da Microsoft, para mostrar as informações mais relevantes na tela inicial do sistema. Além disso, será possível alternar entre os aplicativos com rapidez, evitando as clássicas esperas de alguns aplicativos.

Por outro lado (e seguindo a regra de outros apps multiplataforma disponíveis para o Windows Phone), o Instagram perde nessa versão o recurso de captura e envio de vídeos, as tags para fotos e a capacidade de capturar imagens a partir do próprio aplicativo, de modo que você deve registrar as imagens da câmera do Windows Phone e/ou utilizar as imagens do seu álbum de fotos.

Com um pouco de sorte (e interesse por parte dos desenvolvedores), o Instagram deve corrigir essas deficiências nas próximas atualizações do aplicativo (se bem que não há nenhuma informação clara que indica que a restrição da câmera seja um reflexo das restrições criadas pela Microsoft sobre o Windows Phone.

Sobre o Waze, o serviço de navegação (recém adquirido pela Google) pode ser considerada uma grata surpresa na plataforma da Microsoft, ainda mais se considerarmos o histórico envolvendo Google e Microsoft no episódio do aplicativo do YouTube. Pouco há o que dizer sobre o app. Imaginamos que a Nokia não vai ficar muito feliz com a presença de um novo competidor para o Here Mapas, mas gostando ou não, fato é que a Microsoft precisa buscar o apoio de todos os desenvolvedores que possam adicionar conteúdos à plataforma.

E, aos poucos, a Microsoft está conseguindo isso.

Para fazer o download do Instagram para o Windows Phone, clique aqui.
Para fazer o download do Waze para o Windows Phone, clique aqui.

edit-1 feed-1 notifications-1 profile-1

Via Engadget