Durante o Dia de Ação de Graças (ou Thanksgiving), que aconteceu no último dia 22 de novembro, o Instagram bateu todos os seus recordes, com um total de mais de 10 milhões de fotos publicadas sobre o tema, ou uma média de 200 fotos por segundo.

O Instagram publicou o resultado de seu levantamento em seu blog oficial, e fez uma recontagem de todas as fotos com hashtags relacionadas ao assunto, como #thanksgiving ou #turkey. O estudo registrou que no período de maior volume de envio de mensagens no dia (em torno de meia-noite, horário da costa leste dos Estados Unidos), foi alcançada a marca de mais de 226 fotos enviadas por segundo. O motivo para tal marca foi, em grande parte, graças a grande quantidade de smartphones e tablets, onde os usuários registram mais e mais fotos, e com mais facilidade.

O novo recorde representa um aumento de mais do dobro de fotos que o dia anterior, e ultrapassou com grande folga as mais de 800 mil fotos dedicadas ao furacão Sandy, que também resultou em um grande volume de fotos, exibindo os graves danos causados nas cidades atingidas pelo fenômeno natural nos Estados Unidos (ATENÇÃO: as fotos publicadas por Nâna Gouveia não entram nessa conta).

Outro fator que foi decisivo nesse aumento de mensagens publicadas foi o lançamento recente dos novos perfis da web do Instagram. Com isso, compartilhar fotos pela rede se tornou algo muito mais fácil, principalmente se nos centramos nas pessoas que não possuem o aplicativo instalado em seus dispositivos.

Também influencia nesse resultado positivo de envios de imagens a nova campanha do Instagram, que dá conselhos aos usuários sobre como tirar um melhor proveito das fotos, adicionando anexos nos comentários e outros recursos para melhoria de imagem.