android-evolution

O Android já tem uma longa jornada, mas hoje muito poucos imaginam que ele teve um começo mais que humilde, longe da popularidade de hoje.

O Android nasceu na empresa Android Inc, de Andy Rubin, Rich Miner, Nick Sears e Chris White, responsáveis pelo seu desenvolvimento. O sistema operacional foi criado para desenvolver ‘dispositivos móveis mais inteligentes, que são mais conscientes da localização e preferências do seu proprietário’. Inicialmente, a ideia era transformar o Android em um avançado sistema para câmeras digitais, mas no começo do século aquele mercado ainda não estava suficientemente desenvolvido, de modo que os desenvolvedores optaram por transformá-lo em um rival direto dos onipresentes Symbian e Windows Mobile.

Em 2005, o Google adquiriu a Android Inc., tornando-se assim dono do sistema operacional que era construído sobre uma base Open Source, utilizando Apache Harmony (uma implementação do Java da Fundação Apache) para a interface de usuário e as ferramentas do sistema, e o Linux como o kernel, sem utilizar as ferramentas de GNU que estão presentes nas distribuições Linus que conhecemos, como Ubuntu ou Fedora.

A partir daí, o sistema teve um crescimento meteórico, roubando o primeiro lugar da Apple no mundo dos smartphones, e logo se transformando ao lado do Windows no sistema operacional mais utilizado do mundo, acabando com o monopólio que a Microsoft tinha na informática de consumo até o meio da década, e abrindo nichos de mercado que outras empresas não participavam, principalmente por conta dos aplicativos.

O Android é um sistema operacional muito popular, com defensores e detratores. O Android Headlines publicou o infográfico abaixo, que resume a sua história e trajetória, na qual se destaca o primeiro dispositivo que foi incorporado em cada versão, assim como as novidades e mudanças incluídas em cada interação.

Clique na imagem abaixo para conferir o infográfico.

the-history-of-android