india-flag

Apesar de vir muito atrás, são muitos os que previam que a Índia se transformaria no próximo grande mercado do planeta, emergindo de forma similar à China. Pois bem, agora temos a confirmação que a Índia se transformou no segundo mercado de smartphones do planeta, ficando atrás apenas da China e superando os Estados Unidos.

A análise da Counterpoint informa que o envio de smartphones aumentou em 23.3%, alcançando os 100 milhões em 2015, contra 81.1 milhões de dispositivos enviados em 2014. Estes números fazem com que a Índia alcançasse 220 milhões de usuários ativos.

Pese isso ao aumento no número de usuários, o mais correto é medir a porcentagem e não a quantidade. E aqui a Índia ainda fica muito atrás da China, já que a penetração de smartphones ainda fica abaixo dos 30% da população total. Com a adoção dos dispositivos 4G LTE, o envio de smartphones aumentou 15%, alcançando os 25.3 milhões de unidades durante o último trimestre de 2015, contra 22 milhões de unidades enviadas no mesmo período do ano passado.

Apesar do grande aumento na demanda de smartphones no mercado hindu no último trimestre de 2015, foi possível ver uma queda nos envios de 11% a partir do meio do mês de novembro. Nesse mesmo período, quase a metade dos smartphones vendidos contavam com a etiqueta “Made in India”.

Exhibit-1

Nas marcas mais vendidas no último trimestre de 2015 no país, a Samsung dominou com 28.6%, contra 14.3% da Micromax e 11.4% da Lenovo (somando com as vendas da Motorola).

Via Counterpoint