O MeeGo é um sistema morto. Está restrito ao Nokia N9, que é hoje um smartphone morto. Porém, antes das coisas chegarem nesse ponto, a Nokia até planejou lançar um irmão gêmeo do smartphone.

O pessoal do MyNokiaBlog resgatou do baú das recordações do mundo dos smartphones esse modelo, que era chamado nos corredores de Espoo de Lauta, ou RM-742. Tal unidade se caracterizava por contar com um teclado QWERTY slide, e segundo podemos verificar nas imagens, uma construção muito similar a aquela que vemos hoje no Lumia 800. A Nokia estava tão convencida de suas possibilidades, que eles até chegaram a colocar em circulação protótipos completamente operacionais, que segundo os primeiros cálculos, deveriam chegar ao mercado no outono (do Hemisfério Norte) de 2011.

Os motivos concretos pelos quais a Nokia decidiu cancelar o lançamento desse smartphone são um mistério (e acredito que jamais saberemos da verdade), mas o mais lógico é pensar que eles simplesmente trataram de simplificar ao máximo o catálogo do MeeGo, para se dedicar de forma mais intensa aos modelos com outros sistemas operacionais. De qualquer forma, pelo menos na primeira vista, seria uma opção a mais para quem gosta dos smartphones com teclados QWERTY físicos.

Via MyNokiaBlog