iFixit

 

O iFixit, em parceria com o Greenpeace, criou um guia onde recomenda notebooks, smartphones e tables que oferecem facilidades na hora da reparação.

O “Guia de Reparação do Produto” tem uma mensagem clara: convencer o usuário a não comprar dispositivos que só duram dois anos, nos obrigando a comprar dispositivos novos em um curto espaço de tempo. Eles criaram um site que mostra um ranking com os dispositivos com maior índice de reparação, de acordo com o iFixit.

 

 

No guia, podemos ver como os notebooks da Dell, HP ou Samsung contam com bons índices de reparação, enquanto que o MacBook Pro de 13 polegadas com Touch Bar, o MacBook 2017 ou o Surface Book contam com pontuação 1 em 10. As pontuações influenciam em temas como o uso de parafusos proprietários ou o uso de técnicas para soldar componentes como a placa-mãe.

O guia é importante para conscientizar os usuários de que os dispositivos podem ser desenvolvidos para não precisar serem substituídos quando um problema aparece. A crítica à tecnologia descartável é algo que o Greenpeace faz eco, pois o fator de reparabilidade acaba influenciando no impacto do meio ambiente e reciclagem de produtos.

E vários tablets, notebooks e smartphones podem durar mais tempo, retardando esse processo de degradação.

 

Via Motherboard